Flamengo 3x0 Coritiba: vitória que dá esperanças por 'nova era'

16/04/2023, 17:57
Flamengo e Coritiba se enfrentaram pelo Brasilero

Sampaoli pode ser pé quente, ou simplesmente o time começou a virar a chave. Fato é que o Flamengo venceu o Coritiba por 3 a 0 no Maracanã, na estreia do Brasileiro. E jogando bem. A Nação voltou a sorrir vendo gols de Ayrton Lucas, Gabigol e Pedro. O técnico argentino chegou ao Rio de Janeiro neste domingo (16) e foi direto ao estádio para acompanhar a partida.

A principal missão é reconquistar a simbiose do time com a torcida. No entanto, o primeiro passo parece ter sido dado mesmo com Mário Jorge ainda na beira do campo. O time fez uma partida concisa com e sem a bola e mostrou que pode desabrochar daqui até o fim da temporada. Assim, Sampaoli pode dar novos are ao ambiente e a Nação, sonhar com novas taças e um novo momento.

Leia Mais: Galvão Bueno questiona chegada de Sampaoli ao Flamengo

O jogo entre Flamengo e Coritiba

A primeira finalização do Flamengo aconteceu aos sete minutos. Ayrton Lucas soltou uma bomba de fora da área e fez o goleiro do time sulista trabalhar, jogando a bola para a trave. Mas na segunda chance que teve, não desperdiçou. Aos 11 minutos, Ayrton chutou de fora mais uma vez e acertou em cheio! Um golaço no canto esquerdo do arqueiro Gabriel. O gol enchia os torcedores de esperança e os gritos de protesto davam lugar ao apoio inegociável: “Vamos, Flamengo”!

E o Flamengo foi. Ainda um pouco desgovernado, embora impulsionado pelo brado de seu povo. Aos 17 minutos, Matheus França caiu na área e pediu pênalti. Gabigol tomou amarelo por reclamação. A nova recomendação da CBF é de tolerância zero e punições rápidas em campo no caso de pressão verbal.

O time da Gávea buscava seguir levando perigo, e conseguiu aos 20 minutos, quando Everton Cebolinha deu bom chute rasteiro de fora da área, mas fraco. O importante era seguir com a imposição física, mantendo a bola e sem dar chances ao adversário. Mas o Flamengo deu.

Aos 22, o Coritiba bateu rápido o lateral e Alef Manga teve boa oportunidade de chutar, mas o goleiro Santos não deu rebote em um dos momentos que mostra muita segurança, o que era frequente em 2022. Sob os olhos de Sampaoli no camarote, o Mengo tentava reproduzir a característica pressão pós-perda. A pressão parecia dar certo e a equipe conseguia ter a bola e o controle do certame.

Pressão final do Flamengo

O bom e velho uníssono anunciava nas arquibancadas: “Mengo”. Era hora de esquecer que as estreias em todos os torneios foram com derrotas em 2023. A vitória simbolizaria um novo começo, um novo Flamengo. Sampaoli quer virar o sinônimo dessa ‘novidade’, a nova era flamenguista na temporada.

Na reta final, Matheus França chutou com força na trave após linda jogada do Flamengo fora da área. Aos 44, foi a vez de Everton Ribeiro experimentar, forçando Gabriel a jogar para escanteio. Na cobrança do corner, França cabeceia com perigo e a bola passa rente a baliza direita do goleiro rival. O primeiro tempo se encerrou com um Fla voltando aos trilhos com e sem a bola.

2º tempo

Começou como terminou: segundo tempo teve início com continuidade do que vinha acontecendo no fim da primeira etapa. O Flamengo inteiro no campo de ataque com a bola tentando encontrar o caminho do gol. Quando não tinha a bola, a linha alta mantinha a dificuldade do Coritiba de sair para o jogo. O Fla forçou e os paranaenses erraram.

A persistência rubro-negra deu resultado e Gabigol saiu da seca. Após dez jogos sem marcar, o camisa 10 cobrou boa penalidade e colocou 2 a 0 para o Mengão no placar. A noite era de festa, mas a Nação ganharia mais um motivo para comemorar.

Isso porque Bruno Henrique voltou aos gramados aos 24 minutos, entrando depois de dez meses afastado. Recuperado da lesão, o camisa 27 era muito aguardado pelos torcedores. Além disso, Pedro também entrou aos 30 minutos, dando esperanças de mais gols aos torcedores. A Nação mostrava reencontrar a felicidade no Maracanã.

Pedro até balançou as redes, mas não valeu. Bruno Henrique entrou bem e fez boa jogada, dando para Everton Ribeiro. Por isso o camisa 7 pôde dar em para o camisa 9 empurrar para o gol de Gabriel. Mas o juiz deu falta de Bruno no marcador. No entanto, se não valeu, valeria aos 50 minutos. O artilheiro tirou um coelho da cartola, tabelando com Victor Hugo e marcando um golaço de cobertura.

Não aconteceram mais gols e o Mengo encerrou a estreia do Campeonato Brasileiro por cima, com uma ótima exibição que deixou o torcedor satisfeito. Resta ir atrás do tempo perdido, olhar para frente rumo aos títulos.

Siga Erick Viana no Twitter e no Instagram.