Flamengo 3 x 0 Millonarios: vitória dominante e classificação às oitavas da Libertadores
O Flamengo está classificado para as oitavas de final da Libertadores! Nesta terça-feira (28), o Mengão venceu o Millonarios por 3 a 0, confirmou avanço para o mata-mata e fez a festa de 64.268 mil presentes no Maracanã. Os gols da partida foram marcados por Pedro (2x) e Vargas (contra).
O ritmo intenso que o Flamengo adotou no início do primeiro tempo, combinado com a torcida nas arquibancadas, resultou em domínio completo das ações. Ainda que erros do adversário tenham facilitado, o time criou lances que fizeram 3 a 0 nos primeiros 45 minutos ser placar justo. E lance de terceiro gol mostra isso.
➕: Flamengo pede e Conmebol autoriza Gabigol com a 99 na Libertadores
O segundo tempo também foi de domínio rubro-negro, mas o time não ampliou o placar. Chances não faltaram, mas Pedro parou em boas defesas do goleiro Álvaro Monteiro, Luiz Araújo finalizou por cima quando saiu cara a cara e time perdeu outras oportunidades que poderiam selar goleada. Mas placar já estava resolvido.
A vitória classifica o Flamengo na primeira/segunda posição do Grupo E da Libertadores, já que dependia também de tropeço do Bolívar que não aconteceu. O sorteio das oitavas de final do torneio será na próxima segunda-feira (3), na sede da Conmebol em Luque, no Paraguai.
Como foi o jogo
O jogo começou levemente truncado. Ainda que o Flamengo tivesse a bola e mais intensidade, procurava meios de passar a retranca do Millonarios. Mas erro expressivo da defesa adversária facilitou o trabalho do Mengão. Vargas tentou recuar para o goleiro e bola perdeu velocidade no gramado. O que deu tempo suficiente para Pedro reagir, chegar primeiro e marcar gol com sorriso estampado no rosto.
O gol serviu para aumentar o ímpeto rubro-negro em campo, que animou também os torcedores nas arquibancadas. Com muita troca de passes e movimentação dos meias De La Cruz, Arrascaeta e Gerson, o Rubro-Negro dominou completamente as ações para atacar e não ser ameaçado. Ainda assim encontrava dificuldade no último passe, e chutes de fora foram principal arma.
Mas o roteiro se repetiu para o segundo gol. Dessa vez, David Luiz fez bela jogada pela direita e tocou para Gerson cruzar. O zagueiro Vargas tentou afastar e desviou contra o próprio gol: 2 a 0 para o Mengão.
A primeira chegada do Millonarios aconteceu somente aos 34 minutos, com cabeceio de Daniel Silva, e parou por aí. Pouco depois, o Fla já estava no ataque novamente e enfim conseguiu acertar linda jogada para balançar as redes.
Viña, que entrou no lugar de lesionado Ayrton Lucas, achou passe perfeito para Pedro nas costas da defesa e o atacante finalizou com categoria habitual para ampliar placar para 3 a 0 antes do intervalo.
2º tempo
O segundo tempo teve o mesmo cenário do primeiro: o Flamengo mandando no jogo. Já no primeiro minuto, Varela cruzou para Pedro e o Camisa 9 tentou marcar o hat trick de bicicleta. Mas ele não pegou em cheio e a bola ficou nas mãos do goleiro Álvaro Monteiro.
O jogo, no entanto, naturalmente perdeu ritmo conforme o segundo tempo foi avançando. O Millonarios tentou aproveitar para diminuir o placar, mas Agustín Rossi estava preparado para fechar o gol do Flamengo. O goleiro rubro-negro fez ótima defesa em chute de David Silva aos 20 minutos.
O lance fez o time rubro-negro acelerar novamente, o que foi suficiente para obrigar goleiro adversário a grande defesa. Novamente Pedro finalizando, mas mais uma vez o goleiro impediu o terceiro gol do artilheiro.
Luiz Araújo teve chance pouco tempo depois, mas finalização de perna direita passou por cima do travessão. Aos 43 minutos, Bruno Henrique foi expulso e o jogo perdeu completamente a intensidade. Flamengo e Millonarios, já sem velocidade para atacar, apenas esperaram o apito final.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.