Flamengo 2x1 Sporting Cristal: vitória preguiçosa expõe defeitos que podem ser fatais

24/05/2022, 23:54
flamengo sporting

O Flamengo derrotou o Sporting Cristal por 2×1 nesta terça-feira (24), no Maracanã. A partida foi válida pela última rodada do Grupo H da Copa Libertadores da América. Os gols rubro-negros foram marcados por Isla e Pedro aos 29 minutos do primeiro e do segundo tempo.

Com o resultado, o Mais Querido chegou a 16 pontos e terminou a primeira fase em primeiro lugar no grupo. O Flamengo vai descobrir seu adversário nas oitavas de final nesta sexta-feira (27), quando a Conmebol vai sortear os confrontos. O sorteio, que acontece às 13h, vai definir também o caminho de cada clube até a final.

Leia Mais: Fotos de Flamengo 2×1 Sporting Cristal – Libertadores 2022

A vitória no Maracanã não escondeu problemas no time de Paulo Sousa que podem ser fatais na sequência da Libertadores. O principal deles é o mau momento de Hugo. O goleiro mais uma vez falhou gravemente no gol adversário.

Dessa vez, simplesmente deixou a bola passar ao seu lado em chute fraco de Gonzales. Contratar um segundo goleiro para ser o titular ou substituir Santos nas suas ausências é fundamental. Sem goleiro, o Flamengo não ganhará campeonato algum. Veja como foi a aprtida.

1º Tempo – Sono, um gol e um amarelo para João Gomes

Classificado e com o 1º lugar garantido, Paulo Sousa decidiu rodar o time. O Flamengo entrou em campo com Hugo, Isla, David Luiz, Pablo e Ayrton Lucas; João Gomes, Thiago Maia, Marinho e Lázaro; Gabi e Pedro. Mexido e sonolento, o time rubro-negro parecia jogar por obrigação.

Até os cinco minutos, foram três finalizações, nenhuma com muito perigo. No minuto 1, João Gomes bateu de fora da área, para longe do gol. Aos 3, Gabigol bateu de dentro da área depois de receber de Pedro. Por cima do gol. Aos 5, foi a vez de Marinho bater de dentro da área por cima da trave.

O jogo seguiu em banho maria, com o Flamengo trocando passes na intermediárea de ataque enquanto tentava achar uma brecha na linha de cinco zagueiros peruanos. Para não dizer que não foi na frente, o Sporting Cristal chegou com Loyola aos 12 e com Gonzales aos 35. Dois chutes para fora.

mauricio isla flamengo sporting cristal libertadores 2022
Foto: Alexandre Vidal / Flamengo

O gol do Flamengo nasceu meio por querer, meio por acaso. Aos 30 minutos, David Luiz deu um passe longo da esquerda para a direita e Isla correu de trás. A bola desviou em um peruano e sobrou livre para o chileno, que bateu para o gol na saída do goleiro. Flamengo 1×0 Sporting Cristal.

Depois disso, muito toque lateral no ataque do Flamengo e Marinho errando quase tudo. Para piorar, João Gomes tomou cartão amarelo aos 36 e está fora do primeiro jogo das oitavas de final, com adversário a ser definido na próxima sexta (27).

O Flamengo ainda teve outra chance de marcar aos 42, quando Pedro esticou uma bola para Lázaro, que bateu em cima do goleiro da marca do pênalti. Os times foram para o intervalo e o torcedor do Flamengo em casa foi fazer um café para aguentar o segundo tempo.

2º Tempo – Gol de Pedro e (mais uma) falha de Hugo

Na etapa final, mais do mesmo. O Flamengo seguiu preguiçoso e sem criar chances reais de gol. Pedro tentou um gol de longe no rebote de um peixinho do goleiro fora da área, aos seis minutos. Aos 13, Lázaro perdeu mais um gol ao chutar bola em cima do goleiro depois de receber passe de Pedro.

Aos 17, Ayrton Lucas falhou e Lora passou para Avila, sozinho na frente de Hugo. O peruano mandou a bola na lua. Aos 24, Paulo Sousa colocou Rodinei no lugar de Isla, Andreas no lugar de João Gomes e Bruno Henrique no lugar de Marinho. Com isso, Lázaro foi jogar na direita.

Andreas entrou bem e aos 29 bateu falta da esquerda na cabeça de Pedro que, de costas, mandou no ângulo. Flamengo 2×0. No lance seguinte, aos 31, Andreas bateu escanteio da esquerda na cabeça de David Luiz. O goleiro Duarte fez grande defesa e a bola ainda bateu na trave.

pedro flamengo sporting cristal libertadores 2022
Foto: Alexandre Vidal / Flamengo

Mais um minuto e David Luiz cruzou da direita na cabeça de Thiago Maia, que jogou na rede pelo lado de fora. Victor Hugo substituiu Lázaro aos 32 e Diego entrou no lugar de Thiago Maia aos 36. Aos 40, mais um capítulo de uma novela conhecida.

O Flamengo tomou mais um gol em falha do seu jovem goleiro. Gonzales escapou pela esquerda, pedalou para enganar Rodinei, mas bateu fraco. Como faz muitas vezes, Hugo hesitou e deixou a bola entrar. Fla 2×1 Sporting Cristal. Vaias das arquibancadas.

O jogo acabou sem grandes sustos, mas com maus presságios. Os elos fracos do Flamengo seguem causando estragos. Marinho não acerta nada. Rodinei não marca ninguém, Isla idem. David Luiz torna a defesa muito mais insegura do que quando Rodrigo Caio está em campo, apesar de ser mais presente no ataque.

Para a sequência da Libertadores, problemas como esses podem ser fatais. Que o Flamengo os resolva antes que a esperança do tricampeonato da América vire fumaça.

Flamengo 2×1 Sporting Cristal – Lance a Lance

1º Tempo

1’ – João Gomes bate de fora da área. Para fora à esquerda do gol.

3’ – Marinho recebe na esquerda, passa para Pedro na marca do pênalti. Pedro passa para Gabigol, que chuta por cima do gol. 

5’ – Thiago Maia tabela com Pedro na esquerda, toca para Gabigol, que estica para Marinho na direita. Marinho bate de primeira por cima do gol. 

12’ – Loyola (SCR) entra pela esquerda da área e bate na rede pelo lado de fora.  

18’ – Lazaro cruza da direita e Pedro tenta escorar de cabeça, mas manda para fora. 

27’ – Marinho recebe de João Gomes na meia lua e bate forte para defesa do goleiro. 

29’ – GOL DO FLAMENGO- David Luiz faz passe longo para Isla, a bola desvia na zaga e sobra para o lateral marcar na saída do goleiro. 

34’ – Ayrton Lucas cruza da esquerda e Marinho cabeceia para fora da marca do pênalti. 

35’ – Bola lançada na pequena área para Gonzales (SCR), que bate para fora. 

36’ – João Gomes toma amarelo. Fora da 1a partida das oitavas. 

40’ – Gabigol inverte da direita para a esquerda. Ayrton Lucas escora para o meio, mas a zaga corta. 

41’ – Gabigol cruza da direita. Lazaro cabeceia para fora. 

42’ – Bola desvia na zaga e sobra para Pedro, que estica para Lazaro bater da marca do penalti. Goleiro defende. 

2º Tempo

4’ – Ayrton Lucas emenda de primeira rebatida da zaga. Para fora. 

6’ – Thiago Maia lança Lazaro na frente da área. Goleiro corta de que peixinho e Pedro tenta de longe de cobertura. Bola para fora. 

12’ – Gabigol cruza da direita. David Luiz tenta emendar de primeira na esquerda e bate para fora. 

13’ – Gabigol passa para Pedro que estica para Lazaro pela esquerda da area. Lázaro bate encima do goleiro. 

17’ – Lora(SCR) ganha de Ayrton Lucas e passa para Avila, que livre isola a bola de dentro da área. 

18’ – Lazaro cruza da esquerda. Goleiro intercepta antes de Pedro cabecear. 

24’ – Rodinei, Andreas e Bruno Henrique entram no lugar de Isla, João Gomes e Marinho.

26’ – Bruno Henrique bate da esquerda. Zaga rebate. 

29’ – GOL DO FLAMENGO- Andreas Pereira bate falta da esquerda e Pedro escora de costas no ângulo direito do goleiro. Flamengo 2×0 Sporting Cristal

31’ – Andreas bate escanteio da esquerda. David Luiz escora de cabeça e o goleiro espalma na trave. 

32’ – David Luiz cruza da direita e Thiago Maia cabeceia na rede pelo lado de fora. 

32’ – Victor Hugo no lugar de Lázaro. 

36’ – Diego no lugar do Thiago Maia. 

40’ – GOL DO SPORTING CRISTAL – Gonzales bate da esquerda da área e Hugo aceita. Flamengo 2×1 S.Cristal. 


Partilha