Flamengo 2x0 LDU: vitória coloca Mengão na zona de classificação a uma rodada do fim da fase de grupos

O Flamengo venceu a LDU por 2 a 0 e está de volta à zona de classificação do grupo C da Libertadores! Léo Ortiz e Luiz Araújo foram os autores dos gols que garantiram a vitória, o saldo de gols para retornar ao G2 e fez a festa da Nação Rubro-Negra que lotou o Maracanã.
➕ FlaBasquete vence Corinthians de virada e fica a uma vitória da semifinal do NBB
Com uma formação ofensiva, o Mais Querido pressionou o time equatoriano desde o primeiro minuto de partida com muita intensidade. O primeiro gol foi logo aos 10 minutos, quando Ortiz abriu o placar de cabeça. A equipe seguiu pressionando e teve chances de ampliar o placar na primeira etapa.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.
Mas o segundo gol saiu só no retorno do intervalo. Luiz Araújo aproveitou rebote após linda jogada de Alex Sandro pelo lado esquerdo e fez o gol que deu o resultado que o Flamengo precisava para ultrapassar a LDU e retornar para a zona de classificação da Libertadores. Veja a tabela do Grupo C:
- Central Córdoba- 11 pontos (+3 saldo)
- Flamengo- 8 pontos (+2 saldo)
- LDU- 8 pontos (+1 saldo)
- Deportivo Táchira- 0 ponto (-6 saldo)
A última rodada do Grupo C da Libertadores acontece no dia 28 de maio, uma quarta-feira, com ambos os jogos às 21h30. O Flamengo recebe o Deportivo Táchira no Maracanã, enquanto o Central Córdoba encara a LDU na altitude de Quito.
O jogo entre Flamengo e LDU
O Flamengo entrou em campo pressionado pela situação no Grupo C da Libertadores, e Filipe Luís optou por uma escalação ofensiva, sem primeiro volante. O resultado foi um início de jogo com se esperava: controle da posse de bola, volume ofensivo e pressão na área da LDU.
Postura que foi recompensada antes dos 10 minutos de partida. Luiz Araújo cobrou escanteio na primeira trave, Léo Ortiz subiu entre os marcadores rivais e abiu o placar com cabeceio preciso.
Gol que não diminuiu o ímpeto rubro-negro na partida. Os minutos restantes seguiram com o cenário de domínio completo do Mais Querido, que não conseguiu deixar a LDU jogar ao atingir 85% de posse de bola aos 25 minutos de partida.
A equipe construiu chances de marcar em novas jogadas de bola parada, sempre buscando Léo Ortiz, e também com jogadas trabalhadas. Mas as chances pararam na defesa do rival. Luiz Araújo, por exemplo, obrigou o goleiro Gonzalo Valle a uma boa defesa em chute de fora da área.
A intensidade naturalmente reduziu com o passar do tempo e, aos 35 minutos, a LDU chegou com perigo pela primeira vez. Rossi saiu no meio da área para afastar cruzamento e o rebote fica nos pés de Gruezo, que finalizou por cima do gol.
Essa foi a única oportunidade do time equatoriano em toda a primeira etapa. O Rubro-Negro seguiu com o controle total e criando chances de marcar.
2º tempo
O Mengão voltou para o segundo tempo com a energia renovada para retomar o mesmo nível de pressão do início do jogo. Com muito volume ofensivo, o Flamengo ocupou o campo da LDU para buscar o segundo gol, que coloca o Rubro-Negro na segunda posição do grupo.
Foi então que, aos oito minutos, Luiz Araújo ampliou o marcador para a festa da Nação que lotou o Maracanã. Alex Sandro fez linda jogada individual para passar pelo marcador, invadiu a área e cruzou. No rebote da rebatida da zaga, o Camisa 7 mandou para o fundo da rede de pé esquerdo.
A intensidade voltou a cair, e a LDU criou chances de perigo após falhas do Rubro-Negro no campo defensivo. Mas nada que tirou a superioridade do Flamengo em campo, que concluiu a vitória em 2 a 0.
O que o Flamengo precisa para passar de fase
Para se classificar em primeiro, o Flamengo precisa vencer o rival venezuelano, torcer para triunfo dos equatorianos e garantir saldo de gols suficiente. O cenário é de empate triplo e a tabela indica que o ideal é o Mengão vencer por pelo menos dois gols de diferença.
Em caso de empate no Maracanã, a torcida será para o Central Córdoba pontuar na altitude, o que já garantiria o Fla na próxima fase. Há também a chance de se classificar perdendo, contanto que a LDU perda para os argentinos por um resultado que não interfira na vantagem de saldo.
HIPOCRISIA?
— MundoBola Flamengo (@MundoBolaFla) May 11, 2025
🗣️ Quando o Palmeiras perdeu para o Bahia, foi “heroico”, “jogou bem”, “teve personalidade”.
Mas quando o Flamengo venceu o mesmo Bahia dias depois, aí “jogou mal”, “não convenceu”, “foi pressionado”.
🔴⚫ A diferença de narrativa não passou despercebida pelos… pic.twitter.com/TScZ0sCNa4