Flamengo 2x0 LDU: vitória coloca Mengão na zona de classificação a uma rodada do fim da fase de grupos

Atualizado: 15/05/2025, 23:32
Flamengo x LDU Libertadores Maracana

O Flamengo venceu a LDU por 2 a 0 e está de volta à zona de classificação do grupo C da Libertadores! Léo Ortiz e Luiz Araújo foram os autores dos gols que garantiram a vitória, o saldo de gols para retornar ao G2 e fez a festa da Nação Rubro-Negra que lotou o Maracanã. 

FlaBasquete vence Corinthians de virada e fica a uma vitória da semifinal do NBB

Com uma formação ofensiva, o Mais Querido pressionou o time equatoriano desde o primeiro minuto de partida com muita intensidade. O primeiro gol foi logo aos 10 minutos, quando Ortiz abriu o placar de cabeça. A equipe seguiu pressionando e teve chances de ampliar o placar na primeira etapa. 

Superbet
Superbet
4/5
proPatrocinador do São Paulo e Fluminense.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.

Mas o segundo gol saiu só no retorno do intervalo. Luiz Araújo aproveitou rebote após linda jogada de Alex Sandro pelo lado esquerdo e fez o gol que deu o resultado que o Flamengo precisava para ultrapassar a LDU e retornar para a zona de classificação da Libertadores. Veja a tabela do Grupo C:

  1. Central Córdoba- 11 pontos (+3 saldo)
  2. Flamengo- 8 pontos (+2 saldo)
  3. LDU- 8 pontos (+1 saldo)
  4. Deportivo Táchira- 0 ponto (-6 saldo)

A última rodada do Grupo C da Libertadores acontece no dia 28 de maio, uma quarta-feira, com ambos os jogos às 21h30. O Flamengo recebe o Deportivo Táchira no Maracanã, enquanto o Central Córdoba encara a LDU na altitude de Quito.

O jogo entre Flamengo e LDU

O Flamengo entrou em campo pressionado pela situação no Grupo C da Libertadores, e Filipe Luís optou por uma escalação ofensiva, sem primeiro volante. O resultado foi um início de jogo com se esperava: controle da posse de bola, volume ofensivo e pressão na área da LDU. 

Postura que foi recompensada antes dos 10 minutos de partida. Luiz Araújo cobrou escanteio na primeira trave, Léo Ortiz subiu entre os marcadores rivais e abiu o placar com cabeceio preciso. 

Gol que não diminuiu o ímpeto rubro-negro na partida. Os minutos restantes seguiram com o cenário de domínio completo do Mais Querido, que não conseguiu deixar a LDU jogar ao atingir 85% de posse de bola aos 25 minutos de partida.

A equipe construiu chances de marcar em novas jogadas de bola parada, sempre buscando Léo Ortiz, e também com jogadas trabalhadas. Mas as chances pararam na defesa do rival. Luiz Araújo, por exemplo, obrigou o goleiro Gonzalo Valle a uma boa defesa em chute de fora da área. 

A intensidade naturalmente reduziu com o passar do tempo e, aos 35 minutos, a LDU chegou com perigo pela primeira vez. Rossi saiu no meio da área para afastar cruzamento e o rebote fica nos pés de Gruezo, que finalizou por cima do gol. 

Essa foi a única oportunidade do time equatoriano em toda a primeira etapa. O Rubro-Negro seguiu com o controle total e criando chances de marcar. 

2º tempo

O Mengão voltou para o segundo tempo com a energia renovada para retomar o mesmo nível de pressão do início do jogo. Com muito volume ofensivo, o Flamengo ocupou o campo da LDU para buscar o segundo gol, que coloca o Rubro-Negro na segunda posição do grupo. 

Foi então que, aos oito minutos, Luiz Araújo ampliou o marcador para a festa da Nação que lotou o Maracanã. Alex Sandro fez linda jogada individual para passar pelo marcador, invadiu a área e cruzou. No rebote da rebatida da zaga, o Camisa 7 mandou para o fundo da rede de pé esquerdo. 

A intensidade voltou a cair, e a LDU criou chances de perigo após falhas do Rubro-Negro no campo defensivo. Mas nada que tirou a superioridade do Flamengo em campo, que concluiu a vitória em 2 a 0. 

O que o Flamengo precisa para passar de fase

Para se classificar em primeiro, o Flamengo precisa vencer o rival venezuelano, torcer para triunfo dos equatorianos e garantir saldo de gols suficiente. O cenário é de empate triplo e a tabela indica que o ideal é o Mengão vencer por pelo menos dois gols de diferença. 

Em caso de empate no Maracanã, a torcida será para o Central Córdoba pontuar na altitude, o que já garantiria o Fla na próxima fase. Há também a chance de se classificar perdendo, contanto que a LDU perda para os argentinos por um resultado que não interfira na vantagem de saldo. 

 


Matheus Celani
Autor
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.