Flamengo 2022 x Flamengo 2019: veja o que mudou nos elencos de campeões e finalistas

27/10/2022, 12:02
Apenas quatro titulares do Flamengo hoje estavam no time campeão que entro em campo em 2019

O Flamengo entrará em campo neste sábado (29) em busca do Tri da Libertadores contra o Athletico-PR com poucos jogadores em comum com o time titular que se sagrou campeão do torneio intercontinental pela última vez, em 2019. Dos 11 que iniciaram a partida em Lima, no Peru, apenas quatro fulguram no time das copas de Dorival, cotado assim para abrir o jogo da final em Guayaquil.

De todo o elenco de 2019, Gabigol, Everton Ribeiro, Arrascaeta e Filipe Luís são os únicos que entraram como títulares no Bi e seguem como peças chaves nesta final. Bruno Henrique, bem como Rodrigo Caio, sofreram lesões e por isso não irão participar da partida. Diego Alves, titular no gol há três anos, está no banco atualmente; por outro lado Rodinei, que era reserva, hoje é titular.

Leia também: Lembra deles? 9 jogadores do Flamengo de 2019 que sumiram do mapa

Por fim, o único jogador que esteve presente na conquista de 2019, no banco, e segue por lá é o meia Diego Ribas. Ainda assim, o camisa 10, que à época usava o manto 35, entrou no fim do jogo contra o River Plate e foi determinante para a conquista do Bi.

Atacantes

No elenco atual, Pedro ocupa a posição que antes era de Bruno Henrique no time titular desde que em uma partida contra o Cuiabá nessa temporada, o Rei da América de 2019, sofreu uma grave lesão e só voltará a atuar na próxima temporada. Assim, Pedro ganhou espaço no elenco e se firmou como um dos principais jogadores do elenco. Ele é um dos nomes que estão sugeridos ao prêmio de Rei da América em 2022 e está sendo cotado para a Copa do Mundo no Catar.

Em relação ao camisa nove do ultimo título da libertadores, Gabigol, o atacante teve que improvisar na sua nova posição dentro de campo. Agora jogando um pouco mais recuado e dando espaço para Pedro, Gabi ajuda o time na construção de jogadas ofensivas e ainda tem deixado seus gols.

Foto: Alexandre Vidal / Flamengo

Meias Ofensivos

Nessa parte do campo não há nenhuma mudança no time. Isso porque Arrascaeta e Everton Ribeiro continuam atuando como titulares da equipe e dando um show dentro de campo. Os dois atletas, aliás, têm grandes chances de jogarem a Copa do Mundo em 2022.

Foto: Alexandre Vidal / Flamengo

Volantes

Já nesse setor de campo, o elenco do Flamengo sofreu algumas mudanças. Gerson, que é ex-jogador do Rubro-Negro e hoje atua no Olympique de Marselha-FRA, foi vendido em 2021. Willian Arão, que também era titular naquela final, foi vendido ao Fenerbahçe-TUR, atual time de Jorge Jesus.

O elenco titular de hoje conta com a presença de Thiago Maia e João Gomes. Thiago Maia chegou ao elenco no ano de 2020 e após boa temporada sofreu uma lesão e ficou um tempo sem jogar. Após voltar de lesão se encaixou bem no time comandado por Dorival Jr. Enquanto a promessa do Flamengo, João Gomes, vem se destacando na posição ao lado de Maia.

Dorival Jr, ainda conta com a presença de Erick Pulgar e Vidal no banco de reservas, que estão à disposição caso os titulares precisem ser substituídos.

Laterais

O titular da equipe em 2019 pela lateral direita era Rafinha, que atuou na final da Libertadores. O atleta na temporada seguinte foi jogar no Olympiacos, da Grécia. Nesse time, ele teve uma breve passagem e em seguida jogou pelo Grêmio e hoje defende o São Paulo.

Atualmente, o titular da equipe e que deve jogar no sábado é Rodinei, que estava no elenco daquele ano, porém no banco de reservas. Após o gol decisivo de pênalti na final da Copa do Brasil, o atleta vive seu melhor momento com a camisa do Flamengo.

Na outra lateral, Filipe Luís segue como títular desde 2019, quando chegou ao Mais Querido.

Zagueiros

Nessa posição o elenco sofreu algumas mudanças também. Em 2019, os titulares foram Rodrigo Caio e Pablo Mari. O primeiro ainda atua com a camisa do Flamengo, mas está se recuperando de uma lesão no joelho e disputou poucas partidas pelo clube. Já o segundo, foi vendido ao Arsenal na próxima temporada após o título.

A dupla de zaga titular nas Copas com o técnico Dorival Jr é formada por David Luiz e Léo Pereira. Fabrício Bruno e Pablo geralmente são usados no Campeonato Brasileiro e ficam à disposição para o jogo de sábado no Equador.

Goleiro

O goleiro do Flamengo naquela ocasião era o Diego Alves, que jogou a última partida como titular da equipe após um longo tempo no banco de reservas. O titular da posição hoje é o goleiro Santos que vem atuando muito bem e honrando o manto sagrado.

Banco de Reservas do Flamengo

No banco de reservas daquela final o Flamengo contava com : Rodinei, Diego, Rhodolfo, Renê, Vitinho, César, Vinicius Souza, Reinier, Lincoln, Piris da Motta e Thuler e Orlando Berrío.

Diego ao entrar em campo deu um belo passe para Gabigol marcar o gol do título da Libertadores de 2019, será que esse feito poderá se repetir em 2022?

Foto: Alexandre Vidal / Flamengo

Partilha