Flamengo 1(4) x 0(5) Del Valle: time perde disputa de pênaltis e fica com vice-campeonato da Recopa

01/03/2023, 00:34
Pedro em campo pelo Flamengo contra o Del Valle na Recopa; time perdeu nos pênaltis e ficou com vice da competição

Nesta terça-feira (28), o Flamengo perdeu nas disputas de pênaltis para o Independiente del Valle por 5 a a 4 e fica com o vice da Recopa Sul-Americana. Arrascaeta marcou no fim e levou o jogo para as penalidades, mas desperdiçou sua cobrança. No fim, o Flamengo fez mais um jogo ruim na temporada e perde mais um troféu importante.

Os jogadores decepcionaram os 71.411 torcedores presentes no Maracanã, marca que estabelece novo o recorde do estádio em jogos de clubes desde a reforma para Copa do Mundo de 2014. Além disso, a pressão aumenta após não conquistar nenhum dos três títulos do início de ano: Recopa, Supercopa e Mundial.

Confira também: ‘Ajuda’ chega ao RJ para auxiliar Flamengo na contratação de Ângelo

Como foi Flamengo x Independiente del Valle pela Recopa

O Flamengo começou a partida tentando pressionar o Del Valle. Nos primeiros dez minutos de partida, o Mengão adiantou a marcação para atrapalhar a saída de bola do time equatoriano e focou as jogadas ofensivas nas laterais do campo. Aos 14 minutos, Pedro quase abre o placar após cruzamento de Everton Ribeiro. Entretanto, o goleiro Moisés Ramírez defendeu a cabeçada do camisa 9 rubro-negro.

O Flamengo dominava a partida e o primeiro gol parecia questão de tempo. Aos 16 minutos Pedro marcou após rebote em chute de Ayrton Lucas, mas estava adiantado e o gol não foi validado. Apesar de não ter mais o ritmo inicial, o Fla seguiu pressionando o Del Valle. O time levava perigo principalmente com as subidas de Varela e Ayrton Lucas.

Com 30 minutos de jogo, o Flamengo teve duas grandes chances de abrir o placar. Primeiramente, Thiago Maia acertou cabeçada na trave do Independiente del Valle. Em seguida, foi a vez de Ayrton Lucas aproveitar cruzamento e mandar uma bomba de cabeça que explodiu no travessão.

Apesar do juiz uruguaio Andrés Matonte picotar o jogo com faltas, distribuir cartões amarelos e esfriar o jogo, o Flamengo esteve perto de ir para o intervalo vencendo. Varela acertou chute rasteiro para defesa de Moisés Ramírez e, no último lance da primeira etapa, Arrascaeta entrou sozinho na grande área e cabeceou para fora. Assim, a partida foi para o intervalo empatada em 0 a 0.

2º tempo

A segunda etapa começou da mesma maneira que terminou o primeiro tempo, com o time pressionando o adversário. A estratégia foi a mesma que o Fla utilizou para levar perigo na primeira etapa: chegar pelos lados do campo e achar os atacantes na grande área. Entretanto, o Flamengo continuou desperdiçando as chances que criava.

A partir dos 15 minutos, o time do Flamengo começou a demonstrar cansaço e perdeu intensidade. O Del Valle aproveitou e começou a levar perigo ao gol rubro-negro. Aos 23 minutos, o Independiente fez boa jogada pelo lado direito do ataque e Santos foi obrigado a defender chute de Sornoza. Logo depois do chute, Vitor Pereira colocou Cebolinha e Gerson no lugar de Thiago Maia e Arturo Vidal.

Apesar das mudanças, o Flamengo não conseguiu retomar a intensidade que demonstrou em outros momentos do jogo. Sem o mesmo ímpeto, o time parou de criar chances, o jogo esfriou e ficou em um ritmo bom para o Del Valle, que se beneficiou com a atuação do árbitro e aproveitou cada oportunidade de fazer cera.

O técnico Vitor Pereira seguiu promovendo mudanças na equipe. Aos 37 minutos, o treinador colocou Matheus Gonçalves e Matheuzinho nas vagas de Everton Ribeiro e Varela. Faltando dois minutos para o fim, quando parecia não haver mais esperança e a torcida protestava contra o time, Gabigol cruza para Cebolinha dentro da área, o atacante faz cruzamento na medida e Arrascaeta marca o gol que empata a decisão da Recopa.

Leia mais: Homenagens a Zico marcam pré-decisão da Recopa

Prorrogação

O Flamengo inflamou a torcida após marcar no fim do jogo e a prorrogação começou com o time melhor em campo. Matheus Gonçalves, que entrou muito bem no jogo, fez boas jogadas pelo lado direito do ataque e foi o melhor jogador do Fla no primeiro tempo da prorrogação. Contudo, apesar de superior, o Flamengo não marcou nos primeiros 15 minutos da prorrogação.

Após fazer cera durante todo o jogo, o goleiro do Independiente del Valle recebeu cartão amarelo após 110 minutos de bola rolando. Assim, o treinador Vitor Pereira aproveitou e fez as últimas duas mudanças para tentar evitar a disputa de pênaltis. Marinho e Matheusão entraram nas vagas de Ayrton Lucas e Pedro. Mas o 1 a 0 persistiu no placar e o título ficou para decisão nas penalidades.

Disputa de pênaltis

Ramírez defende cobrança de Arrascaeta- 0x0

Faravelli converte cobrança para o Del Valle- 0x1

Gol do Flamengo- David Luiz 1×1

Hoyos deixa Del Valle na frente novamente 1×2

Gol do Flamengo- Cebolinha 2×2

Previtali converte a cobrança 2×3

Gol do Flamengo- Gerson 3×3

Schunke marca para o Del Valle- 3×4

Gol do Flamengo- Gabigol 4×4

Landazo converte a últimas cobrança 4×5


Matheus Celani
Autor

Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.