Flamengo completa 110 rodadas sem liderar Brasileirão

27/11/2023, 08:02
Arrascaeta faz careta ao lamentar jogada do Flamengo em jogo pelo Brasileirão contra Palmeiras

Foi por pouco! Mas o Flamengo segue sem liderar o Brasileirão desde o Octacampeonato. A última rodada de 2020 foi a última vez que o time esteve na ponta da tabela. Em 2021, o Rubro-Negro não experimentou a liderança em momento algum. O mesmo vale para 2022.

Isso se manteve em 2023. Durante o ano, diversas frustrações incomodaram os torcedores. Essa seria só mais uma. A fórmula é igual desde 2021: o time briga na parte de cima da tabela, mas vê os rivais disparando. Tropeços distanciam o clube do líder. Em 2021, o Atlético-MG. No ano passado, aconteceu com o Palmeiras. Mas na temporada atual, o Botafogo não segurou a gordura que havia criado.

Leia mais: Próximo jogo: Flamengo enfrenta melhor time do returno do Brasileirão

Por isso, o Flamengo está na briga. Mas uma ponta de frustração pairou sobre os corações rubro-negros no último domingo (26). Apesar de ver o time vencer por 3 a 0 e ficar firme na briga pela taça, a rodada poderia ter acabado de uma forma muito melhor.

O Palmeiras é o líder com os mesmos 63 pontos do Flamengo. Mas os paulistas estiveram perdendo para o Fortaleza por duas vezes. Mesmo assim, conseguiram empatar por 2 a 2. A Nação comemorou cada vez que o Fortaleza fez um gol e esteve no comando do placar. Mas isso não se manteve. Durante a rodada, o time chegou a ficar na liderança. Mas ao fim, o clube completou sua 110ª rodada sem assumir a ponta.

Flamengo precisa vencer e torcer por tropeços do Palmeiras

A situação ainda não é fácil para o Flamengo. Mesmo que vença os três jogos, o Palmeiras tem vantagem. Isso porque o clube possui nove gols a mais no saldo de diferença para o Mengão. No número de vitórias, os times estão empatados. Mas o saldo deixa os paulistas confortáveis.

Mesmo que o Flamengo vença todos os jogos, se o Palmeiras também vencer, o título é alviverde. E a preocupação se dá pela tabela favorável. O próximo adversário do clube paulista é o América-MG. Já rebaixado, o América amarga a última colocação. Foi justamente o último rival do Fla, derrotado por 3 a 0.

A lógica é que o Palmeiras também consiga uma goleada. O Flamengo, por sua vez, precisa superar o melhor time do returno: o Atlético-MG. É uma rodada ingrata para o Rubro-Negro na briga pelo título.

Na sequência, o Palmeiras encara o Fluminense. Além de ser um rival local do Flamengo, o clube está com a cabeça no Mundial de Clubes. É um adversário que não deve apresentar dificuldades para os paulistas. Na última rodada, os paulistas enfrentam o Cruzeiro. Para muitos torcedores, a chance é o time mineiro estar desesperado para fugir do rebaixamento e dar tudo de si em campo.

Mas o Flamengo está vivo e não importa quantas rodadas o time some longe da liderança. O que importa é quem está na ponta ao final do campeonato. E de arrancadas milagrosas por títulos difíceis, este clube entende bem.


Partilha