Flamengo 0x1 Red Bull Bragantino: derrota e provável fim da linha para Paulo Sousa
O Flamengo perdeu do Red Bull Bragantino por 1×0 nesta quarta-feira (8), em Bragança Paulista. O jogo foi válido pela décima rodada do Campeonato Brasileiro. Luan Cândido fez o gol do time paulista aos 16 minutos do primeiro tempo. Com o resultado, o Mais Querido segue com 12 pontos e pode entrar no Z4 ao fim da rodada.
Mais uma vez o Flamengo foi apático e perdido durante grande parte da partida. Como em vários jogos recentes, o time não mostrou capacidade de se organizar para criar jogadas de perigo na frente e abusou das bolas alçadas na área.
Leia Mais: Melhores momentos de Bragantino 1×0 Flamengo – 11ª rodada do Campeonato Brasileiro 2022
Para piorar, mais uma vez entregou um gol ao adversário em falha não provocada de um dos seus jogadores. Dessa vez foi Andreas Pereira. A segunda derrota seguida no campeonato brasileiro, a quarta em 10 jogos, pode representar o fim do trabalho do técnico Paulo Sousa. Veja como foi a partida.
1º Tempo – Apatia e a tradicional entregada
Com vários jogadores suspensos por cartão amarelo, o técnico Paulo Sousa mais uma vez mexeu na formação do Flamengo. O time entrou com Hugo, Matheuzinho, Rodrigo Caio, Leo Pereira, Ayrton Lucas; Thiago Maia, Andreas, Everton Ribeiro e Vitinho; Lázaro e Gabigol.
No primeiro tempo, de bonito só o uniforme do Flamengo, que trajou o lindo uniforme dois, todo branco. No campo, o time mostrou a recorrente apatia e falta de vontade para ir nas bolas. A mesma postura vista contra o Fortaleza. Com isso, qualquer adversário cresce.
Não foi diferente com o Red Bull Bragantino, que vinha de nove jogos sem vencer. Em crise, eliminado na Libertadores e na Copa do Brasil e na beira do Z4 no Brasileirão. Mas contra o Flamengo atual, é fácil jogar. O RBB sufocou desde o início, com chances aos três, cinco e 13 minutos, quase todas criadas em cima de Ayrton Lucas, abandonado na esquerda por Lázaro e Thiago Maia.
Aos 16, veio a famosa entregada. Primeiro, uma falta desnecessária pela esquerda. Na cobrança de Aderlan, Andreas Pereira (sempre ele) achou uma boa ideia cabecear para trás. A bola foi direto na cabeça de Luan Cândido. RBB 1×0.
Depois do gol, o Flamengo seguiu estéril. O primeiro chute a gol veio apenas aos 21, com Lázaro, bem para fora. A partir dos 30 minutos, o Red Bull recuou e o Flamengo conseguiu trocar alguns passes e criar algumas chances.
Aos 33, Vitinho bateu da meia lua, no primeiro chute no gol. Aos 44, Gabigol tabelou com Vitinho e bateu da esquerda. O goleiro do RBB rebateu para o meio da pequena área, mas Vitinho não acompanhou a jogada e não fez o gol. Um lance claro do que acontece quando um time não está 100% ligado no jogo.
Mas ia piorar. Aos 45, Everton Ribeiro achou um cruzamento da direita no segundo pau e Vitinho chegou com o pé mole para perder o gol debaixo da trave. E foi só.
Na saída, Rodrigo Caio foi direto: “A torcida está irritada com razão. Temos que jogar com coragem para melhorar.” Será que melhorou?
2º Tempo – 52 minutos de quase nada
O treinador Paulo Sousa não fez nenhuma alteração no intervalo. O Flamengo voltou com os mesmos 11 jogadores. E o segundo tempo foi mais do mesmo. Muita bola tocada lateralmente e muita bola cruzada na área.
O árbitro até tentou dar uma mãozinha ao marcar pênalti de Luan Cândido em Andreas Pereira, mas o VAR anulou a marcação por impedimento do camisa 18 rubro-negro.
O primeiro chute a gol veio aos 12 minutos, quando Andreas Pereira mandou a bola na lua da entrada da área. Aos 18 minutos, Pedro entrou no lugar de Lázaro. Mas o Flamengo seguiu inofensivo. Não foi capaz de criar uma chance cara sequer.
Aos 28, Paulo Sousa colocou Filipe Luís no lugar de Ayrton Lucas e Arão no lugar de Thiago Maia. O objetivo era abrir mais o time e ir em busca do empate. Não funcionou.
Aos 25, Luan Cândido agrediu Matheuzinho e foi expulso. Nem assim o Flamengo conseguiu amassar. Andreas bateu para fora, de fora da área aos 32.
Aos 38, Marinho substituiu Everton Ribeiro e Gustavo Henrique entrou no lugar de Rodrigo Caio. O ex-jogador do Santos conseguiu um bom chute para grande defesa de Cleiton aos 44. Aos 49, a melhor chance.
Filipe Luís cruzou da esquerda e Arão cabeceou de dentro da pequena área. O goleiro do Bragantino fez grande defesa. Não era para ser mesmo. Mais uma derrota rubro-negra.
Flamengo x Red Bull Bragantino – Lance a Lance
1º Tempo
3’ – Arthur bate escanteio da direita. Hugo afasta.
5’ – Helinho cruza da esquerda e Italo cabeceia para fora.
7’ – Vitinho invade a area pela esquerda e erra o passe para Lazaro
13’ – Aderlan bate falta da direita. Zaga do Flamengo rebate. Natan emenda para fora, por cima.
16’ – GOL DO RED BULL – Aderlan bate falta da direita, Andreas desvia para trás e Luan Candido escora para o gol.
18’ – Matheuzinho cruza da direita. Alto demais. Goleiro defende.
19’ – Luan Candido bate falta central. Hugo defende.
20’ – Ayrton Lucas recebe de Vitinho e cruza da esquerda. Gabigol não alcança.
21’ – Lazaro bate de fora da área da esquerda. Para fora.
24’ – Andreas bate de fora da área, pela direita. Por cima.
27’ – Gol impedido de Helinho, do Red Bull.
33’- Aderlan cruza da direita. Hugo defende
33’- Vitinho recebe de Lazaro na meia lua e bate. Goleiro defende.
38’ – Gabigol tabela com Everton Ribeiro e bate prensado dentro da área pela direita.
40’ – Gabigol tabela com Everton Ribeiro, mas a bola sai pela linha de fundo.
44’ – Gabigol recebe de Vitinho, invade pela esquerda e bate.Goleiro da rebote, mas Vitinho não acompanha a jogada.
45’- Everton Ribeiro cruza da direita no segundo pau e Vitinho perde o gol embaixo da trave
47’- Andreas Pereira bate falta do bico esquerdo da área. Para fora.
2º Tempo
2’ – Helinho bate escanteio da esquerda. Natan cabeceia na trave direita de Hugo.
12’ – Andreas emenda bola na meia lua. Por cima.
13’ – Everton Ribeiro toca bola por elevação no meio da área para Gabigol. Goleiro chega antes.
17’ – Luan bate falta frontal. Por cima do gol do Hugo.
18’ – Pedro no lugar do Lazaro
25’ – Luan Candido expulso por agressão
28’ – Filipe Luis no lugar do Ayrton Lucas e Arão no Thiago Maia
32’ – Andreas bate cruzado da direita. Para fora.
38’ – Marinho no lugar de Everton Ribeiro e Gustavo Henrique no lugar de Rodrigo Caio.
39’ – Jadson bate por cima do gol de Hugo.
41’ – Marinho cruza da direita. Goleiro rebate.
43’ – Gabigol cruza da esquerda. Bola bate na zaga e o goleiro defende.
44’ – Marinho bate de fora da Área. Goleiro rebate para escanteio.
46’ – Arthur bate de fora da area. Para fora, à direita de Hugo.
49’ – Arão cabeceia cruzamento de Filipe Luís. Goleiro faz grande defesa e salva o gol.