FlaBasquete oscila, mas vence Caxias e desempata série nos playoffs do NBB

O FlaBasquete venceu o Caxias do Sul por 80 a 77, no Tijuca Tênis Clube, e desempatou a série de oitavas de final do Novo Basquete Brasil (NBB). Com o resultado, o Orgulho da Nação abre 2 a 1 e fica a um triunfo de garantir a classificação para a próxima fase.
➕ Bruno Henrique e Luiz Araújo celebram marcas expressivas e se declaram ao Flamengo
Após revés inesperado no Jogo 2, o Flamengo retornou ao ginásio do TTC a fim de confirmar a superioridade e retomar o controle de série. A partida foi mais uma vez marcada por um equilíbrio gerado a partir das oscilações do Mais Querido.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.
O desempenho ruim, principalmente no segundo tempo, fez a diferença no placar ser quatro pontos a cinco minutos do fim. Vantagem de dois dígitos conquistada no segundo quarto foi o que manteve o FlaBasquete na frente do marcador nesses momentos de oscilação.
Mas não impediu o placar ficar a somente um ponto restando 27 segundos para o fim. Coube a Jhonantan Luz acertar dois lances livres nos últimos segundo para selar a vitória. Ruan Miranda terminou o jogo com duplo-duplo: 23 pontos e 13 rebotes.
Agora, o FlaBasquete retorna a Caxias do Sul com a oportunidade de encerrar a série em 3 a 1. O confronto na sexta-feira (2), às 20h. Em caso de triunfo do adversário, as oitavas de final volta para o Rio de Janeiro para um quinto e decisivo jogo. Veja a agenda:
- Jogo 1: Caixas do Sul 52x98 Flamengo – Sesi Caxias do Sul
- Jogo 2: Flamengo 76x78 Caxias do Sul – Tijuca Tênis Clube
- Jogo 3: – Flamengo 80x77 Caxias do Sul - Tijuca Tênis Clube
- Jogo 4: 02/05 (sexta), 20h – Sesi Caxias do Sul (SporTV)
- Jogo 5 (se necessário): 05/05 (segunda), 19h – Maracanãzinho (SporTV)
O jogo
Primeiro tempo
A expectativa era de um início forte do Flamengo após a derrota surpreendente do Jogo 2, mas a realidade foi de um time com dificuldade na defesa e baixo aproveitamento nos arremessos ofensivos. O placar ficou apertado, e o Mengão abriu leve vantagem com duas cestas de três pontos no fim. Balbi e Kayo fizeram os pontos que colocaram o placar em 22 a 19 a favor do Fla.
Foi a partir da segunda parcial que a superioridade rubro-negra voltou a aparecer na série. Com um jogo dominante na defesa, o Mais Querido conseguiu forçar erros do rival e ganhou liberdade para aplicar uma das suas principais características: o jogo de transição. Sem erros em todo o quarto, o Mengão aproveitou das seis falhas do rival e da melhora no aproveitamento (55%) para abrir 15 pontos: 48 a 35.
Segundo tempo
O retorno do vestiário foi de oscilação no lado rubro-negro. Depois de fazer o seu melhor período, o Orgulho da Nação marcou apenas 13 pontos em todo o terceiro quarto e deu a oportunidade do Caxias encurtar a diferença. A equipe gaúcha encontrou facilidade para anotar 12 pontos no garrafão, que somados aos chutes do perímetro e a lances livres resultaram em vantagem no período. O placar geral ficou em 61 a 52 para o Fla.
Esse mesmo cenário se manteve no último período, o Caxias seguiu tirando a diferença aos poucos. A ponto da vantagem rubro-negra ser de apenas um ponto a 10 segundos do final. Lances livres de Jhonantan pareciam dar números finais ao jogo, mas o Caxias ainda teve chances de até virar o placar nesse jogo de faltas. No fim, o Fla segurou a reação rival e fechou a vitória.
Destaques FlaBasquete x Caxias do Sul
- Ruan Miranda: 21 pontos | 15 rebotes
- Jordan Willians: 10 pontos | 4 rebotes | 1 assistência
- Alexey Borges: 10 pontos | 3 rebotes | 7 assistências