É recorde: Flabasquete faz placar centenário em cima de rival e ainda bate marca histórica na LDB

29/07/2022, 09:48
FlaBasquete faz placar centenário em cima de rival e ainda bate recorde na LDB

O time de basquete do Flamengo conseguiu dois feitos consideráveis na tarde desta última quinta-feira (28): venceu o tradicional Brasília Basquete por um placar centenário e ainda bateu o recorde de bolas de três em um jogo da LDB, a Liga de Desenvolvimento de Basquete. O jogo foi a terceira partida do FlaBasquete na competição e a terceira vitória seguida dos Crias. A partida foi disputada no ginásio Waltercides Borges, o G3.

A LDB é o maior torneio de desenvolvimento no basquete nacional e é organizado pela LNB, a Liga Nacional de Basquete.

Leia mais: Zinho detona postura do Athletico e aponta favorito para avançar na Copa do Brasil

A vitória por 102 a 58 certamente gera confiança para o times de garotos, que são em sua maioria menores de vinte anos. Apesar de ser forte a equipe rubronegra é formada por jogadores jovens, que eventualmente estão no time de cima.

Campeonatos de desenvolvimento miram mais ambientar jogadores ao ritmo de competições do que o sucesso na competição em si.

O começo do jogo

Apesar do placar elástico no final o que se viu no início não foi uma disputa fácil. O time do Brasília ia bastante bem no ataque, contudo pecava por ser bastante desleixado na defesa. O primeiro período terminou 26 a 15 a favor do FlaBasquete por conta da displicência do time do capital federal, que simplesmente desligava em vários momentos da partida.

Segundo quarto

No segundo período o FlaBasquete teve mais dificuldades. O time enfrentou uma boa resistência do Brasília, que equiparou as forças e chegou a empatar o placar. A reação foi foi barrada novamente pela consistência do Orgulho da Nação, que claramente, emula o mesmo nível de basquete competitivo do time de cima, comandado por Gustavo de Conti.

Marcas e força nas bolas triplas

O primeiro tempo (que condensa os dois primeiros períodos) o FlaBasquete marcou 10 de 21 bolas de três, conforme vem sendo treinado.Um aproveitamento até então de 47%, o que é bom, comparável até a bons times na NBA – que obviamente, tem bem mais volume no quesito.

O jogo foi equilibrado até esse trecho, no entanto, as reações ou tentativas disso por parte do BRB Brasília esbarravam nas próprias fragilidades do elenco planaltino.

O segundo tempo

No terceiro período o FlaBasquete abriu grande vantagem, colocou um placar de 23 a 10. A partir daí só administrou a vantagem.

O Flamengo não teve a sua defesa tão exigida. Isso contudo não ocorreu por ineficiência do Brasília, e sim porque o volume de ataque era tamanho que sufocou o adversário.

Os destaques do jogo

Os cestinhas do time foram Renato e Gueiros, com 15 pontos cada, seguidos de Barreto, que fez 14 e Emanuel que fez 12 pontos e 11 rebotes.

Rachel mais uma vez fez um bom número de rebotes, com 9, mas teve minutos controlados.

Chrythian foi o principal assistente, com quatro passes. Gueiros também deu 4 assistências.

O recorde

Flamengo flertou com o recorde de bolas de três na LDB desde o início, no entanto conseguiu o tento somente na última bola.

Renato meteu a laranjinha dentro do aro no último movimento de pontuação, feito que também tornou o placar em centenário, algo raro em partidas de basquete FIBA, e ainda menos comum em competições de base.

O Fla Basquete terminou com 19 de 43 bolas de três, em um aproveitamento de 44.

Próximo desafio e a importância do torneio

O Flamengo volta a quadra nesta sexta (29), às 17 e 15. A transmissão entretanto não será do canal do NBB e sim na FlaTV.

Vale lembrar que a LDB é um campeoanato oficial, organizado pela LNB, a mesma liga que comanda o NBB, e é um bom aperitivo para a temporada profissional.

É preciso que o time siga ganhando, e o desafio será contra o time da casa, o Praia Clube, que está invicto.


Partilha