FlaBasquete estreia nos playoffs do NBB e busca 'zerar' o basquete nacional em 2025

Atualizado: 23/04/2025, 15:21
Gui Deodato aponta para o banco de reservas após cesta em FlaBasquete x Boca Juniors na final da BCLA

O FlaBasquete começa a caminhada nos playoffs do NBB nesta quarta-feira (23), contra o Caxias do Sul, às 20h30, na casa do rival. Campeão da BCLA e da Copa Super 8, o Orgulho da Nação entra no mata-mata da liga nacional de olho em "zerar" a temporada do basquete nacional.

FlaBasquete aplica chocolate no Boca Juniors e conquista tri da BCLA

Essa pode ser a segunda vez que o Mengão conquista a tríplice coroa na atual formatação da temporada nacional, que começa com a inauguração da BCLA em 19/20. A equipe conquistou o feito, inédito a época, ao conquistar as três competições na temporada 20/21. Ano que o Mais Querido se sagrou também campeão mundial

Superbet
Superbet
4/5
proPatrocinador do São Paulo e Fluminense.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.

Além do FlaBasquete, o único clube brasileiro que já venceu Super 8, BCLA e NBB em única temporada foi o Franca nas edições de 2022/23. Rival que o Fla enfrentou e venceu tanto na Copa Super 8 quanto na Champions League Américas deste ano. O triunfo no mata-mata nacional fez o time alcançar a grande final, enquanto o confronto no torneio continental foi valendo o título. 

O Mais Querido, portanto, tem a oportunidade de ser o primeiro time a conquistar a tríplice coroa duas vezes e chegar ao oitavo título de NBB de sua história (9º brasileiro). Para isso, precisa superar o Caxias do Sul e os próximos adversários até a decisão do Novo Basquete Brasil

Além disso, assim como na temporada 20/21, o time tem vaga garantida no Mundial Interclubes da Fiba 2025 para disputar o tricampeonato mundial. 

FlaBasquete x Caxias do Sul nos playoffs do NBB

Segundo colocado na fase de classificação, o Orgulho da Nação tem vantagem de mando de quadra no confronto de oitavas de final que começa nesta quarta. O Caxias foi o 15º colocado e vai disputar no máximo duas partidas em casa na série melhor de cinco. 

Formato que é uma das novidades para a temporada, além da distribuição de partidas. O clube com melhor campanha, nesse caso o FlaBasquete, disputa o primeiro jogo da série como visitante. Depois a série vai para o Rio de Janeiro, onde Rubro-Negro fará duas partidas seguidas em casa.

Isso significa que, caso vença a partida desta quarta, o Mais Querido terá a oportunidade de conquistar a classificação diante do seu torcedor. Agora, caso seja necessário um quarto jogo, o confronto vai voltar a Caxias do Sul e, em uma eventual quinta partida, série será definida no Maracanãzinho

Datas, horários e transmissões de FlaBasquete x Caxias do Sul

  • Jogo 1: 23/04 (quarta), 20h30 – Sesi Caxias do Sul (SporTV)
  • Jogo 2: 27/04 (domingo), 11h – Tijuca Tênis Clube (SporTV)
  • Jogo 3: 29/04 (terça), 20h – Tijuca Tênis Clube (SporTV)
  • Jogo 4 (se necessário): 02/05 (sexta), 20h – Sesi Caxias do Sul (SporTV)
  • Jogo 5 (se necessário): 05/05 (segunda), 19h – Maracanãzinho (SporTV)

Franco Balbi projeta oitavas de final do NBB

Capitão do FlaBasquete a partir desta temporada, o armador e ídolo Franco Balbi quer o time focado durante os 40 minutos para retornar ao Rio com uma vitória. Ele destaca o bom momento e alta de confiança da equipe após o título da BCLA e quer levar essa postura para as quadras do NBB. 

“Chegamos num momento importante da temporada, e sabemos que agora cada jogo vale muito. O Caxias é um time que vem forte, bem preparado, e que tem mostrado um jogo muito físico e intenso. A chave para gente vai ser manter a concentração e a nossa identidade defensiva durante os 40 minutos”, disse, antes de completar:

“Estamos treinando forte e temos consciência do que precisamos fazer para impor nosso ritmo e jogar do jeito que o Flamengo sabe jogar. É um privilégio disputar mais uma série de playoffs com essa camisa, com toda a história que ela carrega. Representar esse clube em fases decisivas é sempre uma responsabilidade enorme, e vamos fazer de tudo para honrar isso dentro de quadra".


Matheus Celani
Autor
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.