FlaBasquete desperdiça chance no fim, leva empate e cai para o Rio Claro na prorrogação pelo NBB

Atualizado: 16/02/2026, 20:40
Gui Deodatto em ação pelo FlaBasquete contra o Rio Claro.

O Flamengo conheceu sua quinta derrota na temporada 2025/26 do Novo Basquete Brasil (NBB) em uma noite dramática no interior paulista. Jogando fora de casa, o líder da competição, que ostentava uma campanha de 21 vitórias e apenas 4 derrotas, acabou superado pelo Rio Claro na prorrogação, pelo placar de 93 a 87.

FlaBasquete registra feito negativo inédito após nova derrota na BCLA

O revés, que interrompe o embalo após a vitória contra o São José, teve um roteiro cruel. O Orgulho da Nação teve a chance de liquidar a partida no tempo regulamentar, mas viu a vitória escapar de forma dolorosa nos últimos segundos.

Castigo no tempo regulamentar

O confronto foi marcado por intensa troca de lideranças e muito equilíbrio. O Flamengo começou melhor, vencendo o primeiro quarto por 26 a 21, mas viu o Rio Claro dominar a segunda parcial e ir para o intervalo liderando por 51 a 45. O Mais Querido reagiu e virou no terceiro quarto (64 a 58).

A emoção tomou conta nos instantes finais. Vencendo por 78 a 75 restando apenas dois segundos para o fim, o ala Jhonatan Luz foi para a linha de lance livre com a chance de matar o jogo, mas acabou errando as duas cobranças.

O erro custou caro. No rebote, a equipe mandante disparou e Thygesen, no estouro do cronômetro, acertou um arremesso de três pontos que empatou o jogo em 78 a 78 e forçou a prorrogação.

FlaBasquete sentiu o golpe na prorrogação

No tempo extra, o baque emocional e o baixo aproveitamento nos arremessos de longa distância pesaram contra o time do técnico Oveja Hernández. O Rio Claro abriu vantagem rapidamente com bolas do perímetro e soube administrar a posse.

Os números finais da partida evidenciam como o Flamengo não foi bem nos arremessos de três pontos. O Rubro-Negro converteu apenas sete de 27 tentativas (25.9%) de longa distância. Em contrapartida, o Rio Claro esteve com a mão calibrada e puniu a defesa carioca convertendo 14 de 32 bolas triplas (43.8%).

Nos destaques individuais, a pontuação rubro-negra foi liderada por Gui Deodato, cestinha da equipe com 20 pontos, além de três rebotes e quatro assistências. O pivô Wesley fez uma partida muito sólida no garrafão, contribuindo com 15 pontos e oito rebotes. Shaq Johnson anotou 13 pontos e o argentino Baralle somou 12 pontos e quatro rebotes.

Do outro lado, o grande carrasco foi o armador Gemadinha, cestinha geral da partida com 22 pontos e perfeição nos lances livres (10/10). Scott (17 pontos e oito rebotes) e Thygesen (16 pontos e seis rebotes) completaram a trinca ofensiva do time da casa.

Com a derrota, o FlaBasquete caiu para a terceira posição do NBB. O próximo duelo será exatamente com o Franca, novo líder da competição. A partida acontece na quinta-feira (19), às 19h (horário de Brasília).


James Brito
Autor
26 anos, natural de Vitória da Conquista (BA), jornalista em formação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Curioso por natureza, busca no esporte um campo infinito para observar, aprender e comunicar.