Há 60 anos, um Fla x Flu protagonizava o maior público da história
O dia 15 de dezembro marca o acontecimento do maior Fla x Flu da história. Em 1963, Flamengo e Fluminense se enfrentaram no Maracanã para decidir a taça do Campeonato Carioca. Mais de 194 mil torcedores lotaram o Templo Sagrado.
Esse foi o maior público de jogo entre clubes na história do futebol. No geral, o Fla x Flu do Carioca de 63 fica em terceiro lugar de recorde de público. Atrás apenas de Brasil x Uruguai e Brasil x Paraguai, ambos na década de 50, também no Maracanã.
Leia mais: 13 de dezembro: Flamengo celebra aniversário de grandes títulos
Os mais de 194 mil torcedores lotaram o palco mais especial do mundo para assistir a um jogo histórico. O Flamengo, liderado por Flávio Costa, buscava acabar com a seca de sete anos sem conquistar o estadual. Mas para isso, precisava parar o rival, comandado por Fleitas Solich.
O Campeonato Carioca daquela época era disputado por pontos corridos. Flamengo e Fluminense chegaram a última rodada disputando o título. O time tricolor tinha 37 pontos, enquanto o Mais Querido era o líder com 38. Ou seja, o Flamengo precisava evitar uma derrota para o Fluminense para ser campeão.
E assim aconteceu, com o goleiro Marcial sendo herói. O arqueiro rubro-negro conseguiu parar o ataque formado por Edinho, Manoel, Evaldo e Escurinho para confirmar o título do Flamengo em um 0 a 0. Apesar do clássico sem gols, os torcedores presentes no Maracanã naquele dia comemoraram efusivamente no desfile da taça. Era o fim de uma das piores secas do Flamengo no Carioca. Era o 14° título estadual do clube.
Crianças, Zico e Júnior estavam no estádio
Entre os quase 200 mil presentes naquele dia, dois valem uma menção mais do que honrosa. Zico e Júnior acompanharam o clássico de 15 de dezembro de 1963 no Maracanã. Futuramente, a dupla entraria para a história do clube.
“Estava lá em 1963, naquele recorde de público. Eu ficava nas cadeiras, meu pai tinha duas. Estávamos eu, Edu e Tonico. Meu irmão mais velho foi jogado até sentar lá, de tão cheio que ficou o estádio. Como torcedor, foi meu Fla-Flu mais marcante. O empate era do Flamengo, o Fluminense pressionou, mas saímos com o empate e o título”, lembrou o Rei ao GE.
“Subimos para a arquibancada, mas estava impossível de a gente entrar. Aí a solução que o meu tio deu foi: “Ah, vamos lá para geral…” Eu tinha nove, meu irmão mais velho tinha 11 anos. Nosso sonho era ver na geral. Só que naquele dia a geral tava super, hiperlotada. Então eu, como era menor e pesava menos, vi o joguinho todo nas costas do meu pai, do velho Gildo. É uma das grandes lembranças que eu tenho da infância”, disse o Maestro Júnior na mesma entrevista.
Público do Fla x Flu no Maracanã pode ter sido ainda maior
O número de 194.603 torcedores presentes naquele dia já salta os olhos para a realidade atual. Para se ter noção, o estádio com maior capacidade para jogos de futebol hoje em dia é o Estádio Rungrado Primeiro de Mai, na Coreia do Norte. Ele comporta 114 mil torcedores. Mas pesquisas recentes alertam que o histórico Fla x Flu de 1963 pode ter recebido bem mais do que 194 mil torcedores.
Isso porque diversas pessoas entraram sem ingresso. Eram multidões no empurra-empurra para acompanhar o clássico no Maracanã. Muitos se aglomeravam nas escadas ou viram o jogo de pé. Outra cena bem comum naquele dia era ver pessoas desafiando a física e ocupando o mesmo assento com outros torcedores.
Marcial, herói do título rubro-negro, confessou que dava para sentir a lotação de dentro do campo. O goleiro se lembrou do apito final que concretizou o Flamengo como campeão. “Aquilo era brincadeira. Você se sentia abafado. Era muita gente. Era gente se jogando uma por cima da outra”, disse ao GE em 2012.