Fla x Flu: Comentaristas analisam quem chega pior para o clássico na Copa do Brasil
Nesta quinta-feira (1º), Flamengo e Fluminense se reencontraram na Copa do Brasil. O clássico Fla x Flu ocorre pela quinta vez na temporada, mas em um contexto diferentes dos jogos anteriores. Isso porque, dessa vez, tanto o Rubro-Negro como o tricolor atravessam má fase.
Sem vencer há quatro jogos e com uma queda de produção, o técnico Fernando Diniz enfrenta problemas no comando do Fluminense. São três derrotas e um empate, sendo que em nenhum desses jogos, o time das laranjeiras marcou gols. Dessa forma, seu maior artilheiro também atravessa uma fase ruim, sem balançar as redes nas últimas partidas e oferecendo pouco perigo na pequena área.
Leia mais: Flamengo x Fluminense: horário, onde assistir e provável escalação
Por outro lado, o Flamengo passa por uma crise interna no clube. Apesar de não perder há seis jogos, o desempenho do time em campo não agrada os torcedores e nem jogadores. Mesmo vencendo ou empatando, o Mais Querido joga mal e não apresenta uma perspectiva de melhora com Jorge Sampaoli.
Assim como o Fluminense, o Fla também tem seu maior artilheiro em jejum: não marca há três jogos, desde que voltou de lesão. Pedro, inclusive, se tornou dúvida para o Fla x Flu de quinta-feira. Por isso, o site GE consultou alguns comentaristas para responderem à questão: em um contexto ruim em ambos os lados, quem chega pior para o clássico na Copa do Brasil?
Flamengo tem mais problemas para o Fla x Flu
De acordo com Carlos Eduardo Mansur, o Fluminense leva a melhor por já ter demonstrado algo positivo na temporada. Para o jornalista, o Fla ainda não apresentou um rendimento esperado em 2023.
“Em tese, o momento não é o melhor de nenhum deles nas últimas temporadas, mesmo no Fluminense. Mas o do Flamengo é um pouco mais difícil no sentido de que o Fluminense, que ao menos tem uma forma de jogar, uma base de jogo muito mais definida. Mesmo quando não está no melhor rendimento é um time que sabe o que fazer. O Flamengo ainda vem de um aprendizado e atrás de uma nova maneira de jogar”, disse.
Assim como Mansur, Conrado Santana acredita que a fase do Flamengo é pior. “São partidas péssimas do Flamengo, considerando o nível que o time tem. Já o Fluminense eu vejo uma queda mais relacionada aos desfalques, principalmente o Alexsander. Teve também o jogo na altitude… Acho que o Fluminense tem uma queda de rendimento, mas tem de onde tirar para voltar. Já o Flamengo está sem rumo, não sabe como o time joga, como vai jogar e qual o time titular. O pior momento é do Flamengo por causa disso.
No entanto, o comentarista relembra que o Mais Querido fez uma partida superior ao Fluminense no primeiro Fla x Flu da Copa do Brasil. “Mas é o famoso “clássico é clássico” e é sempre bom lembrar que o Flamengo foi melhor na ida e poderia ter saído com um resultado bem melhor” argumentou.
Fluminense apresenta ‘sopros de bons momentos’
O comentarista Roger Flores também votou na crise do Flamengo como mais preocupante. De acordo com ele, o Fluminense ainda apresenta perspectivas de melhora, mesmo em jogos que não foi bem. Enquanto isso, o Rubro-Negro deixa a desejar no rendimento.
“Acho que o menos pior é o do Fluminense ainda. É um momento delicado do Fluminense, o pior da temporada, mas vamos puxar a rabiola: é um 0 a 0 com o Flamengo, essa derrota na Bolívia calculada, o jogo ruim contra o Botafogo, mas você tem ainda sopros de bons momentos, como o primeiro tempo do jogo contra o Corinthians. […] Flamengo não, ele não tem conseguido entregar rendimento. E ainda tem essa bomba que explode de relacionamento, de conturbação, é um momento mais delicado”, finalizou.