Luiza Sá | Twitter @luizasaribeiro
O desempenho do Flamengo na Liga de Desenvolvimento de Basquete nas duas primeiras etapas da fase classificatória foi bastante abaixo do esperado, como já publicamos aqui no MRN. A equipe rubro-negra venceu apenas dois jogos de onze disputados.
Neste sábado se encerrou a terceira e última fase classificatória. Depois de quatro partidas, o sub-22 não conseguiu aumentar o número de vitórias. As derrotas foram para o Paulistano (74 a 66), Internacional de Regatas (78 a 64), Pinheiros (79 a 67) e Palmeiras (57 a 50). Em três jogos decididos apenas no último quarto - Paulistano, Pinheiros e Palmeiras – e um onde a equipe foi dominada do início ao fim – Inter –, o time carioca encerrou sua participação no LDB 2015.
Antes do início dessa etapa o FlaBasquete acertou com mais três jogadores para sua categoria de base. Pedro Abbade, João Felipe e Gabriel dos Santos disputaram essa fase e têm contrato até o final deste ano. Pedro chegou a atuar na fase anterior da competição.
"A expectativa é boa para a chegada deles. Melhora a qualidade do time, apesar de ainda não termos conseguido repor duas peças importantes da equipe que perdemos, na posição de pivô. O Gigante foi para os Estados Unidos e o Miguel quebrou o dedo, os dois fazem muita falta e muita diferença no jogo por serem bastante altos. Em compensação, ganhamos boas peças. João Felipe e Gabriel entrarão nesta próxima etapa da LDB, e na última fase já ganhamos o Pedro. Ainda temos atletas que servem à Seleção Brasileira no Sul-americano sub-17 e também nos fazem falta", analisou Rodrigo Silva, treinador do sub-22.
O vice-presidente dos esportes olímpicos do Flamengo, Alexandre Póvoa, afirmou que a prioridade era a formação de atletas, e não necessariamente a conquista de mais títulos. É importante frisar que a base rubro-negra está sofrendo uma reformulação importante. O Mais Querido, em quatro edições, é o maior vencedor do LDB, com duas conquistas (2011/12 e 2013/14), um vice-campeonato (2014/15) e um terceiro lugar (2012/13).
O Flamengo ocupa a 18ª posição na tabela restando 8 jogos.
REGULAMENTO DA FASE CLASSIFICATÓRIA
As 24 equipes formarão um grupo único (A) e se enfrentarão todas contra todas apenas uma vez, totalizando 23 partidas disputadas por equipe. Os jogos serão disputados em forma de sediamento, levando-se em conta a logística da competição. Ao término da Fase de Classificação as equipes que obtiverem do 1º ao 8º lugar estarão classificadas para a Fase Final.
Comente pelo Twitter @MRN_CRF ou direto na fanpage do MRN no Facebook (clique aqui). Sua opinião faz toda diferença.
LEIA MAIS BASQUETE
ÚLTIMAS DO MUNDO RUBRO NEGRO
Ensina-me a torcer!
Sábado quente no Rio e clima eleitoral ameno na Gávea
Sandro Meira Ricci: arbitragem polêmica à vista
Vivendo o Flamengo pela primeira vez em um estádio
A Federação mandou iniciar a partida: uma ofensa ao clube, e sobretudo às mulheres
A fábula do menino que xingava