Fla reage no segundo tempo, mas perde Taça Asa Branca nos penâltis
Mudanças de Muricy no segundo tempo surtem efeito, Fla faz 3 a 2, cede empate e perde nos penâltis para o Ceará
Buscando iniciar bem a temporada de 2016, o Flamengo foi até Fortaleza-CE enfrentar o Ceará, atual campeão da Copa do Nordeste, na Arena Castelão pela disputa da Taça Asa Branca. Para essa partida, o técnico rubro-negro Muricy Ramalho escalou a equipe que pretende iniciar a Primeira Liga e o Campeonato Carioca, sem Alan Patrick e Mancuello que não estão regularizados pois a janela europeia ainda não abriu. Já pelo lado do Ceará, o técnico Lisca "Doido", que foi o principal responsável pela salvação do Vozão na Série B do ano passado, escalou uma equipe para reerguer a moral do torcedor do alvinegro cearense.
O Jogo
A partida começou com o Flamengo marcando sob pressão a saída de bola do Ceará, o que originou uma falta perigosa cobrada por Gabriel no meio da área, onde achou Guerrero que por muito pouco não abriu o placar na Arena Castelão. A resposta da equipe da casa veio aos 10', Baraka roubou a bola de Sheik no meio de campo e puxou o contra-ataque que terminou com o chute cruzado de Silóe para defesa de Paulo Victor. Aos 22',o Ceará chegou mais uma vez, Alex Amado aproveitou uma pixotada de Wallace e chutou forte para boa defesa do goleiro do Flamengo.
A pressão que era cada vez mais forte, deu resultado aos 25': Siloé ganhou no pé-de-ferro do zagueiro Wallace e chutou no canto de Paulo Victor, Ceará 1 a 0. Aos 28', quase o segundo de Siloé que chutou muito mal após cruzamento de Alex Amado. Aos 32' enfim veio a resposta do Flamengo após boa jogada no lado direito que terminou com cruzamento de Rodinei para Emerson que também cruzou para Guerrero que cabeceou quase dividindo com o goleiro Éverson. Aos 43' mais uma jogada pela lateral dessa vez de Rodinei para Gabriel que cruzou para Guerrero que cabeceou fraco para fácil defesa de Éverson. E assim acabou o primeiro tempo.
Para o segundo tempo, as duas equipes voltaram muito mexidas. O Mais Querido voltou para a segunda etapa só com Paulo Victor, Wallace, Guerrero e Emerson Sheik da equipe titular. Já o Ceará mudou por completo.
O segundo tempo começou com ótima jogada criada pela dupla de ataque Marcelo Cirino e Guerrero aos 3' que terminou com escanteio. No contra-ataque do escanteio, o Ceará ampliou com um gol irregular. Jogada rápida para Assisinho que chutou cruzado e Bill, impedido, só teve o trabalho de completar para o gol e ampliar o placar, Ceará 2 a 0. Aos 13', o que parecia difícil ficou mais palpável, pois Mancuello deu um belíssimo lançamento para Sheik que driblou o goleiro e quase sem ângulo, diminuiu. Ceará 2 a 1. E um minuto depois quase saiu o empate, após outra linda bola de Mancuello para Chiquinho que cruzou para Cirino que chegou um pouco atrasado e perdeu o gol. Aos 22' quase saiu o gol do Guerrero. Cruzamento na medida de Marcelo Cirino e o peruano cabeceou muito bem forçando uma ótima defesa de Douglas Dias.
Buscando o empate, Muricy colocou Alan Patrick no lugar do Jonas, que havia entrado no segundo tempo, aos 33'. E quase deu certo no minuto seguinte, pois Cirino fez grande jogada individual, rolou para Guerrero que chutou cruzado e Sheik não conseguiu o empate. Demorou, mas o empate veio aos 39': Após mais um bolão de Cirino, agora para o Sheik que tentou achar o Guerrero na área mas Salazar apareceu antes e estufou a própria rede com gosto, 2 a 2. E a virada veio dois minutos depois, aos 41', com outra participação de Mancuello que lançou Chiquinho que cruzou para Marcelo Cirino antecipar ao goleiro e fazer Flamengo 3 a 2. Mas a alegria durou menos de um minutos, pois Wallace perdeu a bola na defesa, Bill ajeitou de calcanhar e Serginho acertou o ângulo de Paulo Victor, 3 a 3. A partida terminou assim, e fomos às penalidades.
Nos pênaltis, 4 a 3 para o Vozão. Bill, Serginho, Richardson, Roni marcaram para o Ceará. Emerson Sheik, Alan Patrick, Cirino marcaram, Wallace e Guerrero perderam pelo lado do Fla, e com isso o Ceará é o campeão da Taça Asa Branca 2016.
FICHA TÉCNICA:
Ceará 3 (4) x 3 (3) Flamengo - Taça Asa Branca
Local: Arena Castelão, Ceará
Público Pagante: 34.498
Público Presente: 35.498
Arbitragem: César Magalhães
Assistentes: Mardonio Ribeiro e Nailton Oliveira
Gols: Siloé (CEA) aos 25' do 1º tempo; Bill (CEA) aos 5' do 2º tempo; Emerson Sheik (FLA) aos 13' do 2º Tempo; Salazar, contra (FLA) aos 39' do 2º tempo; Marcelo Cirino (FLA) aos 42' do 2º tempo; Serginho (CEA) aos 43' do 2º tempo.
Cartões Amarelo: Robertinho (CEA); Marcelo Cirino (FLA)
Cartões Vermelho: Não teve
Ceará: Éverson (Douglas Dias), Tiago Cametá (Robertinho), Charles (Salazar), Carlão (Thiago Carvalho) e Fernandinho (Sanchez); João Marcos (Richardson), Baraka (Ricardo Conceição), Jhonnatan (Emanuel Biancucchi) e Guilherme Biteco (Serginho); Alex Amado (Roni) e Siloé (Bill).
Flamengo: Paulo Victor, Rodinei (Pará), Wallace, Juan (César Martins) e Jorge (Chiquinho); Márcio Araújo(Jonas) (Alan Patrick), Willian Arão (Mancuello) e Everton(Canteros); Gabriel (Marcelo Cirino), Emerson Sheik e Guerrero
Destaques da partida: Marcelo Cirino e Mancuello