Fla pousa no Equador, palco de título, pior derrota e conhecido dessa geração

20/02/2023, 10:57
Flamengo já está no Equador, onde enfrenta o Independiente Del Valle pela Recopa

O Flamengo pousou no Equador no fim da noite desse domingo (19), para importante duelo contra o Independiente del Valle, pela Recopa Sul-Americana. Desse modo, o Rubro-Negro retorna a um palco que tem sido importante para essa geração.

Desde 2019, o Flamengo enfrentou times equatorianos em 14 oportunidades, mais do que qualquer equipes de qualquer outro país. Metade dos confrontos foi no Equador, o último deles pela semifinal da Libertadores de 2021, contra o Barcelona de Guayaquil.

Por falar em Libertadores, também foi no Equador onde o Flamengo conquistou o tricampeonato da competição no ano passado, ao bater o Athletico-PR. Antes disso, contudo, o Rubro-Negro já havia jogado uma decisão no país. Em 2020, também pela Recopa e contra o mesmo Independiente del Valle, o Mais Querido empatou em 2 a 2 o duelo de ida no Olímpico Atahualpa, em Quito.

Leia também: Flamengo pode ser campeão internacional pela 8ª vez; confira lista

Além de o Equador ser o país em que o Flamengo mais jogou desde 2019, o Independiente del Valle está prestes a se tornar o adversário internacional que esse geração mais enfrentou.

Flamengo e Independiente del Valle farão seu quinto confronto na história

O jogo supracitado entre Fla e Del Valle foi o primeiro encontro entre esses dois times na história. Desde então, no entanto, as equipes se encontraram em outras três oportunidades. Ambos, portanto, se enfrentaram quatro vezes, indo para a quinta e sexta na Recopa.

Até hoje, o Del Valle está empatado com Barcelona de Guayaquil, LDU e Vélez Sarsfield como equipes estrangeiras que a geração de Gabigol e Cia mais enfrentou (quatro vezes cada). Desse modo, com os encontros pela Recopa, os “Negriazul” se tornarão o time de fora do Brasil que mais vezes o Flamengo enfrentou.

O histórico é até favorável ao Mais Querido, mas há lembranças indigestas para o elenco.

Na Recopa, geração vai encontrar adversário que impôs sua pior derrota

Em quatro confrontos, o Flamengo venceu duas vezes, empatou uma e perdeu outra para o Independiente del Valle. Ainda que tenha retrospecto favorável, foram os equatorianos que impuseram a pior derrota da atual geração.

Em 2020, pelo Grupo A da Libertadores, o Rubro-Negro sofreu uma humilhante goleada. Os comandados de Domenec Torrent perderam de 5 a 0. Naquele confronto o Flamengo jogou com: César; Isla, Rodrigo Caio, Léo Pereira, Filipe Luís (Renê); Arão, Gerson (Thiago Maia); Everton Ribeiro (Michael), Diego (Bruno Henrique), Arrascaeta (Pedro) e Gabigol.

Em contrapartida, poucos dias depois, o Flamengo impôs sua maior vitória contra o Del Valle. Lincoln, Pedro e Bruno Henrique (duas vezes), marcaram na vitória por 4 a 0.

O quinto confronto entre ambos será nesta terça-feira (21), às 21h30, no Estádio Banco Guayaquil. A volta será no Maracanã, no dia 28, também às 21h30. A partida terá transmissão exclusiva da ESPN e Star+.


Lucas Tinôco
Autor

Acima de tudo Rubro-Negro. Sou baiano, tenho 28 anos e cursei Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Além do MRN, trabalhei durante muito tempo como ap...