Fla pode ter prejuízo de 29 milhões de reais em caso de eliminação para o São Paulo

16/11/2020, 16:07
flamengo Copa do Brasil

Orçamento realizado pela diretoria no início do ano conta com os 29 milhões de reais que seriam arrecadados até a final

O Flamengo, em 2020, montou um elenco repleto de estrelas para disputar todas as competições como franco-favorito. No entanto, com a pandemia do novo coronavírus, diversos percalços apareceram no meio do caminho. Paralisação dos campeonatos, pouco tempo para treinar entre as partidas, entre outros obstáculos. E um déficit de 29 milhões de reais pode ser mais um problema para o rubro-negro.

Diferentemente do que foi visto em 2019, o Mais Querido não se encontra mais em uma posição de soberania no país. Prova desse momento são os sucessivos tropeços no Campeonato Brasileiro e a situação complicada na Copa do Brasil. Sem dúvidas, uma temporada na qual o imponderável reina.

Dessa forma, toda a previsão de arrecadação realizada pela diretoria no início do ano teve de ser reformulada. A ausência de torcedores no estádio provocou um forte baque nas finanças do clube. Mas, com um fator, a alta cúpula rubro-negra não contava: o mau momento da equipe dentro das quatro linhas.

Derrota contra o São Paulo marcou a primeira vez que o Flamengo perdeu em jogo que Gabigol balançou as redes.

Entenda o cálculo que pode gerar tal prejuízo ao Flamengo

A derrota para o São Paulo, dentro do Maracanã, na última quarta-feira, deixou o Mais Querido em panorama delicado na Copa do Brasil. É necessário conseguir algo que Rogério Ceni nunca alcançou em sua curta carreira de técnico até aqui: derrotar um time de Fernando Diniz. Além disso, o retrospecto de três anos sem bater o Tricolor paulista assusta os rubro-negros.

Assim, em caso de revés e possível eliminação, o Flamengo sofreria um duro golpe nas suas economias. Afinal, a projeção realizada pela diretoria era de que o clube iria alcançar as finais das duas principais competições eliminatórias que disputa (Libertadores e Copa do Brasil). Com isso, o prejuízo seria de, pelo menos, 29 milhões de reais.

O cálculo é simples. Seriam 7 milhões perdidos por não se classificar para as semifinais, além dos 22 milhões que o vice-campeão recebe. Em caso de título, o valor a ser recebido é de 54 milhões de reais. O que totalizaria 61 milhões, se somado ao prêmio pela conquista da vaga às semifinais.

E o cenário para o jogo da próxima quarta não é dos mais favoráveis ao time carioca. Serão três desfalques certos (Filipe Luís, Diego e Rodrigo Caio), enquanto Gabigol, Thiago Maia e Pedro são dúvidas. Já Isla e Éverton Ribeiro, que servem suas respectivas seleções um dia antes da decisão no Morumbi, serão reavaliados. Contudo, é certeza que nenhum dos dois terá condições de atuar por 90 minutos.

Créditos da imagem destacada no post e nas redes sociais: Lívia Villas-Boas/CBF