Fla tem status de maior torcida do Brasil desde muito antes da Globo

24/12/2023, 10:22
Graças a Leônidas da Silva, Flamengo é popular bem antes de fundação da Rede Globo

Na tentativa de diminuir todo o mérito do Flamengo e sua rica história, rivais insistem em argumentar que a grandeza do Mais Querido provém de regalias da Rede Globo. No entanto, jornais das décadas de 50 e 60 comprovam que o Flamengo tem a maior torcida do Brasil muito antes da fundação da emissora.

A Rede Globo foi fundada apenas em 26 de abril de 1965. Porém, um perfil no Twitter fez um resgate de matérias de jornais que mostram a popularidade do Flamengo a nível nacional bem antes dessa data.

Leia mais: Flamengo é o clube mais popular do Complexo da Maré; Fluminense é o último

A começar pelo Diário de São Luiz, no Maranhão, que em maio de 1949 escreveu: “O assunto obrigatório nas rodas esportivas é o grande e sensacional encontro de amanhã no Estádio de São Januário, entre Arsenal e o Flamengo. O clube possui a maior torcida no Brasil”. A matéria da época cita um jogo histórico entre o Mengão e o Arsenal, em amistoso internacional. O Flamengo venceu o badalado time inglês por 3 a 1.

O Jornal do Comércio, do Amazonas, também deu o alcunha de “maior torcida do Brasil” ao Flamengo um ano depois. A matéria de março de 1950 diz: “Como já temos acentuado em nossas notícias anteriores, o Flamengo do Rio pode se orgulhar de possuir a maior torcida do Brasil. Em Manaus, onde possui uma legião de fãs, os torcedores estão se movimentando para prestigiar o seu clube querido”.

Já no dia 1º de maio de 1952, foi a vez de João Pessoa, na Paraíba, testemunhar a grandeza rubro-negra. “Conforme fizemos anúncio em nossa edição de ontem, teremos em breve, entre nós, a valorosa delegação do Flamengo do Rio, um dos clubes mais queridos e possuidor da maior torcida no Brasil”.

Flamengo domina ranking de torcidas do Brasil

E declarações parecidas persistiram ao longo dos anos, antes da Globo ser fundada e se tornar a maior emissora do país. Hoje, o Flamengo representa mais de 20% quando o assunto são torcidas no Brasil, segundo levantamento do Datafolha. A paixão pelo Mais Querido ultrapassa qualquer fronteira. Afinal, a Nação também é grande maioria nas regiões Norte (38%), Nordeste (29%) e Centro-Oeste (27%).

O ranking atual coloca os torcedores do Flamengo na liderança absoluta, com o Corinthians distante na segunda colocação. A pesquisa da Datafolha foi feita entre os dias 31 julho e 7 de agosto de 2023, em 169 municípios do Brasil.

  • Flamengo – 21%
  • Nenhum- 19%
  • Corinthians – 15%
  • Palmeiras – 7%
  • São Paulo – 7%
  • Vasco, Cruzeiro e Grêmio – 4%
  • Santos – 3%
  • Atlético-MG, Internacional, Bahia e Botafogo – 2%
  • Fluminense, Sport, Vitória e Fortaleza – 1%

Leônidas: o grande responsável pela popularização do Flamengo

O grande precursor da popularização do Flamengo tem nome e sobrenome. Se trata de Leônidas da Silva, o “Diamante Negro”. Se hoje o Mais Querido pode se chamar de maior torcida do Brasil, muito se deve a este craque.

Leônidas foi contratado em 1936 pelo Fla. O atacante já era popular no Brasil por ser pioneiro em grandes jogadas do futebol. Uma delas, por exemplo, foi a bicicleta. Leônidas da Silva foi o primeiro jogador a marcar um golaço dessa maneira em uma Copa do Mundo.

A chegada do Diamante Negro na Gávea mudou o rumo histórico do clube. Até então, ampla maioria dos torcedores rubro-negros pertenciam à elite carioca. Mas como Leônidas, o “Homem-Borracha”, era um homem negro muito conhecido mundialmente, o craque conseguiu levar a outras classes a imagem do Flamengo. A virada de chave foi na Copa da França, em 38, quando representou a Seleção Brasileira sendo jogador do Mengão.

Além disso, Leônidas também foi pioneiro no marketing do futebol. Mesmo sendo na década de 30, quando o esporte sequer era considerado uma profissão. Para se ter noção da popularidade do atacante, foi Leônidas da Silva quem inspirou a criação do chocolate “Diamante Negro”, da empresa Lacta. É um dos mais vendidos no ramo até hoje. É claro que essa personalidade só ajudou a criar a força nacional do Flamengo.

Em campo, Leônidas da Silva fez 149 jogos e 153 gols. Foram mais gols do que partidas com o Manto Sagrado. O único título conquistado foi o Campeonato Carioca de 1939.


Partilha