Fla x Flu opõe Tite a Diniz em confronto inédito na história da Seleção

10/11/2023, 14:03
Fernando Diniz e Tite em 2016, em um de seus únicos confrontos como técnicos. Com Tite x Diniz, Fla x Flu terá confronto inédito na história entre técnico da seleção brasileira e seu imediato antecessor no cargo

O Fla x Flu do próximo sábado (11) no Maracanã vai entrar para a história…da seleção brasileira. Isso porque o confronto entre Tite e Fernando Diniz representará algo inédito no futebol nacional, Pela primeira vez, o atual técnico da seleção enfrentará o seu antecessor imediato no cargo.

O ineditismo do confronto se explica porque é raro que um técnico acumule o trabalho com a seleção com o de um clube, como Fernando Diniz faz atualmente. Isso não acontecia desde 2000, quando Emerson Leão treinou simultaneamente o Sport e a seleção brasileira.

Leia mais: Fernando Diniz sobre Flamengo: ‘Não foi experimento do Fluminense’

Também é raro que um técnico que acaba de deixar a seleção se recoloque rapidamente no mercado nacional de clubes. Assim, mesmo nas ocasiões em que um técnico acumulou seleção e clube, como aconteceu com Leão e antes dele com Vanderlei Luxemburgo e Claudio Coutinho, por exemplo, eles não enfrentaram seu antecessor imediato.

O mais perto que isso esteve de acontecer foi no Brasileiro de 78, quando o Flamengo enfrentou o Corinthians de Oswaldo Brandão, que antecedeu Claudio Coutinho na seleção. Entretanto, Coutinho deixou o Flamengo no início de 79 para se dedicar exclusivamente à seleção, e o jogo, embora fosse do Brasileiro de 78, só aconteceu em fevereiro daquele ano.

Na seleção, por enquanto, a comparação com Tite é negativa para Diniz. O técnico do Fluminense viu o Brasil sair derrotado do último jogo das Eliminatórias, contra o Uruguai, sofrendo sua primeira derrota após apenas quatro jogos. Com Tite, o Brasil não perdeu nenhum jogo em 29 partidas de Eliminatórias.

Durante a gestão Tite, também, o Brasil não sofreu gols em duas partidas consecutivas em nenhuma oportunidade. Diniz já viu a marca ser quebrada na partida contra o Uruguai. A defesa, aliás, é bem pior com o técnico do Fluminense do que era com o treinador do Flamengo. O Brasil foi vazado apenas 5 vezes em Eliminatórias com Tite, e já levou 4 gols com Diniz.

Em clubes, entretanto, apesar de Tite começar a ajustar o Flamengo, Diniz chega em um momento melhor. Afinal, ele acaba de conduzir o Fluminense ao primeiro título de Libertadores de sua história e, desta forma, já garantiu classificação para a competição do ano que vem. Tite ainda tenta carimbar a vaga do Flamengo para a competição no próximo ano enquanto sonha com conquistar seu primeiro título por um clube desde o Brasileiro de 2015.

Este será o terceiro confronto entre os dois treinadores. No Paulista de 2016, Tite e Diniz se enfrentaram duas vezes. Embora o Corinthians de Tite tenha ganho uma partida e empatado outra, acabou eliminado nos pênaltis pelo Audax de Diniz, que foi vice-campeão daquele Paulista.

Na chegada à seleção, Diniz elogiou o trabalho de Tite.

“Eles tiveram seis anos com o Tite, foi um trabalho digno de todos os elogios, foi um trabalho muito bem feito, que não ganhou a Copa do Mundo, mas foi excelente. Essa é minha opinião”, disse o técnico do Fluminense na sua coletiva de apresentação.

Após o Fla x Flu, Diniz assume mais uma vez a seleção brasileira para a terceira data Fifa, com jogos contra a Colômbia e a Argentina – este marcado para o próprio Maracanã. Desta vez, o técnico do Fluminense não convocou nenhum jogador do Flamengo.

Siga o Mundo Bola no Twitter e no Instagram.

Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.


Partilha