Fla começa mal, mas faz terceiro quarto arrasador e vence na LDA 2016

30/01/2016, 23:34

(Foto: Jose Jimenez-Tirado/FIBA Americas)

Neste sábado (30), o Flamengo encarou o Aguilas de Tunja, da Colômbia, buscando encaminhar sua classificação na Liga das Américas 2016. Depois de um primeiro tempo muito abaixo do nível e cheio de erros, a equipe rubro-negra voltou com outra postura para a segunda parte do jogo e venceu facilmente os adversários por 75 a 60. O último desafio do Fla é contra o Correcaminos Colón (PAN), domingo (31), às 21h15.

José Neto decidiu apostar em um quinteto diferente na escalação titular e foi com Rafa Luz, Jason Robinson, Marquinhos, Rafael Mineiro e JP Batista. Os dois últimos se destacaram no último jogo e ocuparam os lugares que vinham sendo de Olivinha e Meyinsse. O Aguilas de Tunja entrou em quadra com Rodriguez, Restrepo, Jackson, Hernandez e Arboleda.

O primeiro tempo contou com uma atuação irreconhecível do FlaBasquete, o que deixou os torcedores assustados. Favorito no grupo C, o time da Gávea entrou desligado e errou muito, tanto defensiva quanto ofensivamente, contra um time que não tem muita experiência – já que foi criado em 2012. O primeiro quarto terminou empatado por 15 a 15, mas o segundo se encerrou com 33 a 25 para os colombianos.

O Aguilas gostava do jogo e abria muitos pontos de diferença. O baixo desempenho pode ser explicado porque como, na teoria, era um confronto mais fácil, o grupo pode ter entrado mais relaxado. Mal nas bolas de três e nos lances livres, era preciso mudar completamente a postura para que o segundo tempo fosse, ao menos, disputado.

Foi isso que aconteceu. Liderado por Marquinhos, que terminou como o cestinha da equipe com 21 pontos, o Orgulho da Nação voltou a jogar o basquete que os levou para a liderança do NBB 8 e virou a partida. Com a defesa pressionando bem e um ataque agressivo, o time entrou mais calmo e conseguiu impor seu ritmo, mostrando sua superioridade e transformando em um jogo fácil.

O terceiro quarto foi onde a equipe viveu seu melhor momento, conseguindo fechar em 26 a 9 o período, 51 a 42 o quarto. O último período foi apenas administrando a vantagem. Graças ao segundo tempo arrasador, foram 50 pontos marcados e apenas 27 sofridos. Assim, tudo terminou com uma vitória por 75 a 60.

Com esse resultado, em caso de vitória do Correcaminhos sobre o Gimnasia, o Flamengo já entra classificado na última partida, apenas brigando para terminar em primeiro lugar.


Partilha
Luiza Sá
Autor

Luiza Sá é estudante de jornalismo e cresceu nas arquibancadas do Maracanã ao lado de sua família. É a redatora de basquete do MRN e apaixonada pelo esporte da bola laranja.