Fla abre 17 pontos, leva virada no último quarto e perde a chance do Bicampeonato na Liga das Américas

11/03/2016, 22:10

Buscando ficar mais próximo do bicampeonato, o FlaBasquete enfrentou o Bauru na semifinal do Final Four da Liga das Américas em Barquisimeto (VEN). Para garantir a vaga na final, o técnico José Neto escalou o seguinte quinteto: Rafael Luz, Marquinhos, Jason Robinson, Olivinha e JP Batista. Já Demetrius Ferracciú, que busca levar Bauru também ao bi da competição, escalou o seguinte time: Ricardo Fischer, Alex Garcia, Jefferson, Murilo e Robert Day.

A partida começou com Bauru implantando uma marcação forte, dificultando o ataque rubro-negro e a equipe paulista logo abriu 17 a 7, com predomínio das bolas de três. Mas com auxílio de Olivinha, que anotou oito pontos rápidos no período, o Mais Querido cortou para 17 a 12 na metade do quarto. A partir disso, as bolas de três de Bauru pararam de cair e o experiente ala Marquinhos passou a chamar responsabilidade e com isso o Mengão conseguiu buscar o empate no fim do quarto, 24 a 24. Os destaques do quarto foram Alex Garcia (BAU) com 10 pontos, Ricardo Fischer (BAU) com 3 assistências, Olivinha (FLA) com 8 pontos, Meyinsse (FLA) com 7 pontos e Jason Robinson (FLA) com 3 rebotes.

2/28/2016 - Barquisimeto, Venezuela - Partido entre Guaros de Lara (VEN) vs Flamengo (BRA) la Liga de la Americas 2016. (photo: Jose Jimenez-Tirado/FIBA Americas)

No segundo quarto, Neto iniciou com a segunda unidade completa em quadra e, com a equipe não correspondendo no início, viu o Bauru abrir 30 a 25, tendo que parar a partida. Após o tempo, a equipe paulista chegou a abrir seis pontos de frente mas, com duas bolas de três (Gegê e Robinson), a equipe carioca passou à frente, 35 a 34, forçando o primeiro tempo de Demetrius. Após o tempo, o FlaBasquete viveu seu melhor momento na partida e com uma defesa bem postada, abriu 42 a 37, forçando outro tempo de Demetrius Ferracciú. Após outro tempo do técnico baururense, o rubro-negro abriu 43 a 37, com ótima participação de Rafa Luz e foi para o intervalo vencendo por 45 a 39 (Fla 21 a 15 no período). Os destaques do quarto foram Rafael Mineiro (FLA) com 7 pontos e Meyinsse (FLA) com 8 pontos e 5 rebotes.

Na volta do intervalo, a partida recomeçou com três bolas de três seguidas, duas para Bauru e uma para o Fla, mas JP Batista voltou a abrir duas posses de bola de vantagem, 50 a 45. Após uma paralisação por problema no relógio dos 24 segundos, a equipe paulista cometeu três erros em três ataques seguidos e, com isso, o Flamengo abriu 54 a 45, forçando mais um tempo de Demetrius. Após o tempo, Jason Robinson anotou duas bolas de três seguidas e o FlaBasquete abriu dezesseis pontos, 61 a 45. No fim do quarto, a equipe baururense conseguiu cortar a desvantagem para onze pontos e o Mengão foi para o último quarto vencendo por 66 a 55 (Fla 21 a 16 no quarto). Os destaques do quarto foram Jason Robinson  (FLA) com 3 rebotes e Alex Garcia (BAU) com 6 pontos.

Rafa Luz foi o líder da equipe em assistências junto com Marquinhos (photo: Jose Jimenez-Tirado/FIBA Américas)

No último quarto, com uma boa defesa o tetracampeão do NBB abriu 8 a 2 no início do quarto, abriu 74 a 57 e forçou mais um pedido de tempo do técnico de Bauru. Após o tempo, a equipe paulista anotou quatro pontos seguidos forçando um tempo de José Neto, 74 a 61. Após o tempo, Bauru continuou em uma crescente e, após outra corrida de 6 a 1, forçou outro tempo de Neto, 75 a 67. Após o tempo, o Rubro-Negro passou a errar lances livres enquanto os comandados de Demetrius estavam com a mão quente e, quando faltavam 90 segundos, Bauru cortou a diferença para apenas um ponto e Neto pediu mais um tempo na partida. Após um tempo, Meindl anotou uma bola de três quando faltavam 31 segundos, virou a partida e forçou o último tempo de José Neto, 80 a 78 para Bauru. E assim, após abrir dezessete pontos de vantagem, o FlaBasquete foi eliminado e deu adeus ao sonho do bicampeeonato. Bauru 83 x 81 Flamengo.

O próximo compromisso do Orgulho da Nação é amanhã (22) às 18h45min pela disputa do terceiro lugar contra o perdedor do confronto entra Mogi das Cruzes x Guaros de Lara.

Destaques do Flamengo:

Pontos: Meyinsse com 17 pontos

Assistências: Rafa Luz e Marquinhos com 6 assistências cada

Rebotes: Meyinsse com 7 rebotes