Fisiologista e fisioterapeuta explicam processo de recovery dos atletas durante Libertadores Sub-20

O Flamengo conseguiu uma histórica classificação para a semifinal da Libertadores Sub-20 antecipadamente. Invicto na competição, o Mais Querido vem impressionando no desempenho nas partidas. Especialistas da área explicaram como funciona a preparação física do elenco na competição.
A Libertadores Sub-20 segue um cronograma bem diferente da disputa profissional. Acontece em sede única, o que possibilita um intervalo curto entre os jogos e poucos dias de competição. Neste ano, o Uruguai está recebendo a Glória Eterna, entre os dias 2 e 17 de março.
➕ Flamengo x Rosario Central: horário e onde assistir a Libertadores Sub-20
Esse formato do torneio continental exige uma dedicação maior na recuperação dos atletas. Em entrevista à FlaTV, o fisiologista da base do Flamengo, Pedro Menezes, explicou como acontece essa avaliação para o recovery dos Garotos do Ninho. Vale lembrar que esse é um trabalho integrado entre a fisiologia, fisioterapia, preparação física e Departamento Médico do clube no Uruguai.
“A ideia da termografia é complementar os multi fatores do treinamento físico. A gente sincroniza a termografia com as imagens técnicas para ver o perfil de recuperação do atleta, em termos de demanda física e metabólicas, correlacionando isso tanto com a fisioterapia como a preparação física. Quando a gente soma essas imagens com base nesses dados, conseguimos ter ações bem específicas para direcionar o recovery, para o atleta ter maior performance dentro do rendimento, com as melhores possibilidades de tratamento que a gente pode oferecer dentro do CT e em viagens também”, disse Pedro Menezes.
Fisioterapeuta comemora sucesso em trabalho físico do Flamengo
Rodrigo Veiga, fisioterapeuta do Flamengo, destrinchou o que é feito após o recebimento das informações obtidas na termografia.
“No início do dia, pela manhã, os atletas passam na termografia para fazer uma avaliação da temperatura corporal. E após esses dados eles fazem uma avaliação clínica com o Dr. Fernando Sassaki (coordenador médico). Por conta da rotina de treinos e jogos, a grande maioria dos atletas precisam de algum tratamento da fisioterapia para trabalhar a prevenção de lesões”, falou Rodrigo.
O fisioterapeuta também comemorou a falta de lesões na Libertadores Sub-20 e comentou sobre a parceria do Flamengo com a Avanutri, que vem desde o começo do ano.
“A gente consegue recuperar eles, conseguimos recuperar todos, ainda não temos nenhuma baixa na competição. É um fator super positivo. E eles ficam aqui com a gente em tratamento integral de manhã, de tarde e de noite, não tem descanso. Algumas vezes, até mais de três vezes por dia, de acordo com a necessidade de cada atleta”.
“Temos uma parceria com a empresa Avanutri. Vocês podem ver que nos deixa muito confortáveis para usar as mais específicas ações da fisioterapia. É um parceiro muito forte, que vem para somar e graças a Deus está dando muito certo aqui nosso dia a dia”, completou.