Final da Libertadores: se vencer, Flamengo alcança feito de Corinthians e Santos de Pelé
A Libertadores é traiçoeira e tem muitas reviravoltas. É assim na maioria das edições e na história, dificilmente uma equipe venceu de forma invicta. Mas o Mais Querido pode alcançar esse feito em 2022. O Rubro-Negro chega invicto para a decisão e, por isso, se for campeão, será invicto, se juntando a outros times históricos. Para isso, terá que sair vencedor em Flamengo x Athletico Paranaense.
No Brasil, apenas o Santos de Pelé e o Corinthians, em 2012, conseguiram tal proeza. Ambos foram campeões mundiais posteriormente. Ou seja, se vencer, o Mengo chega com moral e os supersticiosos terão mais um motivo para acreditar no título do Mundial de Clubes.
Leia mais: Membros de grupo apoiador de Landim emitem nota criticando a gestão do Departamento de Futebol do Flamengo
Até aqui, são 12 jogos, 11 vitórias e apenas um empate, com uma campanha impressionante. Além disso, nos seis jogos do mata-mata, sendo oitavas, quartas e semifinais, o time venceu todas as partidas. O clube venceu Tolima, Corinthians e Vélez Sarsfield jogando fora e dentro de casa.
Além de Santos e Corinthians, outros quatro clubes conquistaram o feito de ser campeão invicto: três argentinos e um uruguaio. Estudiantes, Independiente e Boca Juniors integram os times argentinos, enquanto o Peñarol é o único fora de Brasil e Argentina a conseguir o feito logo na primeira edição, em 1960. Mas cada clube conseguiu o feito somente uma vez, exceto o Estudiantes, que foi campeão invicto por dois anos consecutivos. Veja todos os campeões da Libertadores de forma invicta:
- Peñarol – 1960
- Santos – 1963
- Independiente – 1964
- Estudiantes – 1969 e 1970
- Boca Juniors – 1978
- Corinthians – 2012
Flamengo x Athletico Paranaense: final da Libertadores acontece no dia 29 de outubro, no Equador
Flamengo x Athletico Paranaense é o grande jogo da final da Libertadores 2022. O Mengo chegou na decisão com um placar agregado de 6 a 1 sobre o Vélez, o mesmo da classificação sobre o Grêmio, na semifinal de 2019, quando foi campeão da América pela segunda vez.
O Athletico eliminou o Palmeiras, vencendo a primeira em casa e empatando em São Paulo. O empate veio com David Terans no fim do jogo e os paulistas não tiveram forças para buscar uma nova remontada. A Conmebol ainda não definiu horário para Flamengo x Athletico Paranaense, mas a final da Libertadores acontece no dia 29 de outubro, no Estádio Monumental de Guayaquil, no Equador.