Final da Libertadores será 6ª vez que Flamengo e Felipão se enfrentam em mata-mata
A final da Libertadores será a sexta vez que Mengão e o experiente treinador Luiz Felipe Scolari se encontram em um mata-mata. O retrospecto do confronto é ligeiramente favorável ao Mengão, já que conta com três vitórias e duas derrotas.
Time e treinador começaram os duelos ainda na década de 90, quando Felipão comandou o Grêmio e em seguida o Palmeiras. No total, foram dois encontros com cada uma dessas equipes, além das quartas de final da Copa do Brasil de 2022, a qual o Flamengo eliminou o Athletico-PR e em seguida se sagrou campeão contra o Corinthians.
Confira também: Flamengo pode ser tri: ranking dos brasileiros na Libertadores
Já em finais, surpreendentemente se enfrentaram em apenas uma oportunidade, pela Copa Mercosul de 1999. O Mais Querido foi campeão da competição após vencer o Palmeiras por 4 a 2 no Maracanã, e logo após empatar a segunda partida em 3 a 3 em São Paulo.
Aliás, desde que Felipão assumiu o Athletico-PR, em 2022, Fla e Athletico se enfrentaram em três oportunidades, uma pelo Brasileirão e os dois jogos de quartas de final pela Copa do Brasil. Contudo, neste ano o confronto não está tão equilibrado, o Mengão venceu duas partidas e empatou outra. Ou seja, está invicto contra o técnico.
Fla e Athletico-PR decidem a Libertadores da América nesta sábado (29), no estádio Monumental Isidro Romero Carbo, às 17h. Sendo assim, caso o Rubro-Negro mantenha o retrospecto contra o clube paranaense e o treinador sairá de campo como tricampeão continental.
Confira os confrontos entre Fla e Felipão em confrontos mata-mata:
1995- Semifinal Copa do Brasil
Ida: Flamengo 2 x 1 Grêmio
Volta: Grêmio 1 x 0 Flamengo
1999- Quartas de final Copa do Brasil
Ida: Flamengo 2 x 1 Palmeiras
Volta: Palmeiras 4 x 2 Flamengo
199- Final Copa Mercosul
Ida: Flamengo 4 x 3 Palmeiras
Volta: Palmeiras 3 x 3 Flamengo
2021- Quartas de final Copa do Brasil
Ida: Grêmio 0 x 4 Flamengo
Volta: Flamengo 2 x 0 Grêmio
2022- Quartas de final Copa do Brasil
Ida: Flamengo 0 x 0 Athletico-PR
Volta: Athletico-PR 0 x 1 Flamengo
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.