No último dia dia 12, o Flamengo bateu o Athletico-PR e garantiu a vaga nas semifinais da Copa do Brasil. Além disso, no último sábado (15), o Corinthians eliminou o América-MG e também assegurou a última vaga das semifinais. Dessa forma, já temos os confrontos das semifinais definidos: Flamengo x Grêmio e Corinthians x São Paulo.
Aliás, nesta edição da Copa do Brasil, pode haver uma coincidência inédita. Em toda história da competição, nunca houve uma final repetida. Ou seja, duas equipes se enfrentaram na final em dois anos consecutivos. Neste ano, Flamengo x Corinthians podem reeditar a final do ano passado. Contudo, o clube paulista vive contexto diferente do ano passado.
Leia mais: Grêmio esfria negociação por Luan antes de duelo com Flamengo na Copa do Brasil
Enquanto o Flamengo é favorito contra o Grêmio, o Corinthians não vive boa fase num geral. Ainda que tenha passado pelo América-MG, deixou a Libertadores ainda na fase de grupos, mas conseguiu se classificar para as oitavas de final da Sul-Americana. Além disso, ocupa a 15ª posição do Campeonato Brasileiro e enfrenta o São Paulo de Dorival Jr, que vem de boa sequência.
Três ex-treinadores separam Flamengo de bicampeonato
Outra curiosidade é que agora, o Flamengo tem pelo caminho três ex-treinadores caso queira ser campeão da Copa do Brasil. Enfrenta o Grêmio de Renato Gaúcho nas semifinais e pode enfrentar na final o São Paulo de Dorival Jr. ou o Corinthians de Vanderlei Luxemburgo. Renato passou pelo Flamengo em 2021, mas não conseguiu ser campeão.
Do outro lado da chave, Dorival teve sua última passagem pelo Flamengo em 2022 e foi campeão da Libertadores e da Copa do Brasil. Por fim, Luxemburgo também teve diversas passagens pelo Flamengo, tendo comandado o clube pela última vez em 2011. Aliás, Luxa foi o último treinador a completar um ano inteiro no comando do Flamengo.
Sou de Teófilo Otoni-MG, mas moro e estudo jornalismo em Belo Horizonte, na PUC Minas. Apaixonado pelo Flamengo, videogames, Samba, MPB e sou ex-tenista.