Filosofia grega no Ninho? A prática socrática que ajuda Marinho no dia a dia do Flamengo

30/03/2022, 12:15
marinho flamengo

“Estou pronto para ouvir, não sei tudo.” Essa frase é de Marinho. Há cerca de 2400 anos, já dizia Sócrates que é preciso reconhecer a própria ignorância para chegar à sabedoria em qualquer área. Até nas táticas do futebol. Alguns milênios separam o pensamento socrático e a fala de Marinho. Contudo, a ligação delas é atemporal.

Leia mais: Paulo Sousa se declara em carta aberta à Nação com citação a livro rubro-negro

O jogador do Flamengo se refere às conversas diárias com Paulo Sousa. De acordo com o próprio técnico, Marinho apresentou dificuldades para assimilar o jogo posicional do português. Contudo, o atacante se mostrou à disposição para superá-las. Por isso, a comissão do português chegou a realizar trabalhos específicos para auxiliar Marinho. Em entrevista ao Uol Esporte, o novo reforço para a temporada falou sobre a relação e as cobranças do comandante rubro-negro.

“Essa parte está sendo tranquila. Cada vez que ele fala comigo, aprendo. Eu jogava no Santos de uma forma, aqui é de outra. Estou aqui para aprender, ele sabe que pode contar comigo. Estou pronto para ouvir, não sei tudo. Ele está sempre me cobrando, mas daqui a pouco ele vai parar um pouquinho”, contou o atacante.

Leia mais: Presidente do Athletico volta a negar proposta do Flamengo por Santos

“Sou muito inteligente para ouvir e aprender”. Assim como Sócrates, Marinho se mostra muito receptivo a novas ideias. Enquanto o filósofo busca a verdade através da prática da maiêutica, o atacante ouve os comandos de Paulo Sousa para alcançar os títulos. Com o sonho alto de conquistar a Libertadores e o Mundial pelo Flamengo, o camisa 31 terá que ouvir bem o treinador. Mas isso não será problema para o jogador.

“O Paulo Sousa conversa, cobra, mas isso é bacana. Sou muito inteligente para ouvir e aprender. Eu acelero muito o jogo, tenho de dosar. Sempre fui vertical, ele fala para a gente dar uma pausada para dar tempo de a zaga subir. Ele quer que eu jogue mais nos espaços. No Santos, o [Jorge] Sampaoli me exigia que jogasse de uma forma, aqui é de outra. É fácil? Não, mas vai me ajudar. Estou aqui para aprender. Errar faz parte, vou tomar decisões que não serão as que ele quer, mas tento fazer o que ele me pede”, garantiu Marinho ao Uol.

Marinho e os aprendizados nos treinos do Flamengo

Sócrates chegava ao objetivo da verdade com perguntas a terceiros. Já Marinho treina forte no dia a dia para atingir o melhor preparo tático e físico. Para isso, ele conta com a ajuda e concorrência dos colegas de Flamengo nos treinos rubro-negros, altamente elogiados pela competitividade.

“O elenco é muito qualificado. Sempre chegam jogadores diferenciados. É o Flamengo. Tem treinamento que não é fácil, todo mundo quer ganhar e todo mundo quer mostrar seu valor. É sempre acirrado o treino”, disse o jogador ao Uol Esporte.

Leia mais: Flamengo atinge marca histórica entre times de todos os esportes das Américas

No meio dessa disputa diária, um duelo merece destaque: Marinho e Filipe Luís. Pelo fato do atacante atuar pela direita, ele sempre acaba enfrentando lateral-esquerdo naquele setor campo. Ou seja, eles se desafiam praticamente todo dia.

Não foi diferente na última sexta-feira (25). Marinho e Filipe Luís tiveram um bom embate no treino pela manhã e, por isso, trocaram elogios nas redes sociais. O atacante exaltou o aprendizado diário, adquirido com Filipe Luís na convivência. Assim como um bom socrático, o atacante demonstra o apreço pelo conhecimento.

“Esse duelo aqui vem de anos, mas a gratidão de estar do mesmo lado e aprendendo diariamente contigo. Filipe Luís, sou teu fã não é de hoje”, escreveu Marinho no Instagram.


Partilha
José Mário Ferraz
Autor

Apaixonado por contar histórias. Profissional com facilidade na escrita e na comunicação. Atualmente, redator no Mundo Rubro Negro