Documentário que fala sobre distrito chamado Flamengo é selecionado para o Cinefoot 2020

30/10/2020, 12:01
Documentário "Aqui é Flamengo"

Filme aborda o distrito chamado Flamengo, localizado no Ceará, no dia da final da Libertadores

Você sabia que existe um distrito chamado Flamengo no Brasil? Pois é, poucos sabem. Por conta disso, o jornalista Rafael Luis Azevedo dirigiu o filme “Aqui é Flamengo”, que mostra como ficou esse pequeno pedaço de terra na final da Libertadores. Com 25 minutos de duração, o curta foi selecionado para a 11ª edição do Cinefoot 2020.

Nesse ano, acontecendo de forma remota, a mostra é um dos maiores eventos cinematográficos do país. A 11ª edição do festival ocorrerá dos dias 20 a 27 de novembro, sendo transmitido gratuitamente por streaming. E a data de exibição do filme que fala dos flamenguenses não poderia ser outra: 23 de novembro, data que marca um ano da conquista do bicampeonato da América pelo Flamengo.

A obra foi produzida pelo site Verminosos por Futebol, que é especializado na cobertura de histórias pitorescas relacionadas ao esporte bretão, juntamente com a Sinfonia Filmes. Disponível somente no serviço Prime Video para usuários dos Estados Unidos e Reino Unido, o documentário entrará em cartaz na TV Câmara ainda em 2020.

Em terras tupiniquins, a película também foi selecionada para o Festival de Cinema Alter do Chão, em Santarém, no Pará. Mas não é só no Brasil que ela vem fazendo sucesso. Também foi escolhida para os festivais First-Time Filmmaker Sessions, do Reino Unido, e Sportfilm Liberec, da República Tcheca.

Placa sinalizando caminho para o distrito onde todos são unidos pelo amor ao Flamengo.

O filme

Quem torce para o Flamengo, é flamenguista, certo? Bom, não exatamente. A pessoa pode ser flamenguense. Afinal, quem nasce no distrito de Flamengo, na cidade de Saboeiro, no Ceará, recebe esse gentílico. E a escolha do nome para o local não foi à toa. O primeiro morador da região optou por essa nomenclatura nos anos 30, por conta da terra avermelhada que tem por lá.

Passado no dia em que o Flamengo derrotou o River Plate na final da Copa Libertadores, o intuito da produção é mostrar como o futebol pode ser um agregador humano. Pessoas em uma vila árida e remota, que já nascem com uma paixão em comum: o Clube de Regatas do Flamengo.

Créditos da imagem destacada no post e nas redes sociais: Divulgação