Filipe Luís e Rodrigo Caio se despedem hoje do Flamengo; relembre trajetórias

03/12/2023, 11:16
Rodrigo Caio e Filipe Luís após o título da Supercopa do Brasil 2021; relembre a trajetória dos dois craques no Flamengo

O domingo promete fortes emoções para o torcedor rubro-negro. Ídolos históricos do clube, Rodrigo Caio e Filipe Luís entram no Maracanã pela última vez como jogadores do Flamengo, às 16h (horário de Brasília), contra o Cuiabá. O Mais Querido prepara uma série de homenagens aos jogadores, que deixam o Mengão ao final da temporada.

Filipe Luís anunciou oficialmente a aposentadoria. Com contrato até o final deste ano, o lateral de 38 anos oficializou a decisão em vídeo emocionante, onde diz que se não consegue mais defender o Flamengo, prefere se retirar dos gramados. Já Rodrigo Caio, que conviveu com problemas físicos nas últimas temporadas, irá atuar em outro clube em 2024.

Leia mais: Ex-Flamengo: Matheus Sávio faz reta final impecável e salva Kashiwa do rebaixamento

Entrando no clima de despedida, o Mundo Bola relembra a trajetória dos dois craques do Flamengo. Veja abaixo.

Rodrigo Caio

Um dos melhores zagueiros do país com a camisa do São Paulo, Rodrigo Caio já era jogador de Seleção Brasileira, e quase teve outro destino ao invés do Flamengo. No final de 2018, o zagueiro chegou a fazer exames no Barcelona, mas o clube espanhol optou pela contratação do colombiano Murillo, e encerrou as negociações com o São Paulo.

E foi aí que o Flamengo entrou na jogada. No dia 29 de dezembro de 2018, o Rubro-Negro anunciava a sua contratação, o primeiro reforço do time que entraria para a história à partir de 2019. A transferência junto ao São Paulo custou cerca de R$22 milhões, por 45% dos direitos econômicos de Rodrigo Caio.

O craque, que não vivia o seu melhor momento pelo São Paulo, era contestado por parte da torcida tricolor. No Flamengo, no entanto, Rodrigo não deu tempo para qualquer dúvida. Desde o início da sua passagem acumulou grandes atuações e, com o espírito de liderança e a sua raça característica, encantou a Nação.

Pelo Flamengo foram 151 jogos em cinco temporadas, com seis gols marcados e 11 títulos conquistados. Um dos melhores zagueiros da história do clube, Rodrigo Caio formou ao lado de Diego Alves, Rafinha, Pablo Marí e Rafinha, a defesa que conquistou a Libertadores após 38 anos.

Filipe Luís

Com títulos de La Liga, Copa do Rei e Liga Europa pelo Atlético de Madrid, da Premier League e da Copa da Liga pelo Chelsea, em 2019 Filipe Luís era um dos grandes nomes da posição no mundo. Com belíssima carreira no futebol europeu, o lateral agarrou a chance de defender o seu clube do coração.

Aos 34 anos, o lateral chegou em junho de 2019, para “realizar o sonho de criança”. A negociação se estendeu por mais de três meses, já que era preciso convencer Filipe a retornar ao Brasil após 14 anos fora do país. Parte dos torcedores chegaram a se irritar com a demora, entendiam que o clube era a “segunda opção” de Filipe.

Em entrevistas recentes, Marcos Braz, que conduziu as negociações, revelou que o lateral tinha o receio da torcida do Flamengo não gostar do seu futebol. Torcida essa que se encantou e se apaixonou rapidamente por Filipe Luís.

Pelo Flamengo, o craque foi peça-chave nos 10 títulos conquistados neste período. Com o Manto Sagrado, foram 175 jogos, com quatro gols, nove assistências. Aos 38 anos, se aposenta como um dos grandes nomes da história clube.


Partilha
André Antunes
Autor

28 anos, jornalista formado na FACHA. Sou apaixonado pelo Flamengo e esportes em geral, mas com foco no futebol e basquete.