Filipe Luís reconhece atuação abaixo do Flamengo, mas valoriza vitória na estreia da Libertadores

Filipe Luís concedeu entrevista coletiva após a vitória do Flamengo sobre o Deportivo Táchira por 1 a 0, nesta quinta-feira (3), na Venezuela, pela primeira rodada da Libertadores. O treinador rubro-negro admitiu que o time não apresentou o mesmo nível de partidas anteriores, mas valorizou bastante o empenho dos atletas e principalmente o resultado positivo.
➕ Melhores momentos Deportivo Táchira 0x1 Flamengo - Libertadores 2025
"Vitória difícil, muito difícil, não é fácil vencer na Libertadores. Reconheço que não foi nosso melhor jogo, não estivemos refinados hoje a noite. Claro que o adversário no colocou em situações que complicou. Mas penso que quando não estamos em uma grande noite (importante) é competir. Nem sempre a gente vai ser dominador absoluto", disse.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.
O treinador rubro-negro também falou sobre a surpresa pela mudança de esquema do Deportivo Táchira. Edgar Pérez Greco montou uma linha cinco na defesa para dificultar a criação rubro-negra, e Filipe admite que a estratégia do rival atrapalhou o time.
"O adversário tinha um plano de jogo interessante, que nos causou dificuldade em algum momento com bolas em contra-ataque e principalmente na profundidade. Me surpreendeu a mudança de esquema, porque o Táchira não vinha jogando com uma linha de cinco. Nos outros jogos jogaram no 4-4-2. Mas, como falei, não foi nossa melhor noite e o importante é que o time soube competir bem para conseguir vencer.
Técnico do Flamengo exalta atuação da defesa
Para valorizar ainda mais a vitória na primeira rodada da Libertadores, Filipe destacou as 12 horas de viagem que a delegação enfrentou para chegar em San Cristóbal. Ele respondeu questionamento sobre a diferença de orçamento e valor dos elencos, destacando que esses fatores equilibram o confronto. Além de elogiar a atuação do sistema defensivo.
"Tinha certeza que o jogo ia ser dificil, saímos 10h do Rio de Janeiro e chagamos às 22h na Venezuelana. Esses jogadores fizeram uma viagem incrível. No final das contas, sim, temos orçamento maior, um elenco mais caro, mas entram 11 contra 11 no campo, Jogamos na casa do adversário, o adversário tem qualidade, um plano de jogo claro e nos criaram dificuldades. Totalmente natural do futebol."
"Meus zagueiros fizeram um jogo esplêndido, tiraram bolas cruciais para a gente não tomar gols. A última linha na verdade, com os volantes. Poderia ser outro resultado? Sim, mas temos que valorizar muito essa vitória."
Ganhar ou jogar bem?
Filipe destaca mais uma vez a competitividade da equipe para buscar o resultado positivo fora de casa. O Flamengo não vencia fora de casa na Libertadores desde 2022, e o bicampeão da Libertadores pelo Fla aproveitou o gancho para reforçar que vencer no torneio é sempre uma missão difícil.
"Outro dia me perguntaram se eu prefiro vencer ou jogar bem. Prefiro vencer jogando bem, mas se tiver que escolher eu prefiro vencer, é o mais importante. Por mais que não tenha sido o melhor jogo coletivamente, foi bom para alguns jogadores recuperarem confiança e ritmo. Não é fácil ganhar de ninguém."
"Fora de casa, com uma viagem cansativa, com o adversário tendo a torcida a favor... Meu time soube competir bem, passar pelos momentos de dificuldade, e eu valorizo essa vitória. Eles não querem parar de vencer e seguem com muita fome."