Filipe Luís rebate falas de Raphinha: 'Perdi férias para viver melhores momentos da minha carreira'

Atualizado: 30/06/2025, 14:58
Filipe Luís no reconhecimento do Hard Rock Stadium

Filipe Luís celebrou bastante a oportunidade de ter participado da Copa do Mundo de Clubes durante a coletiva após a derrota do Flamengo para o Bayern de Munique, neste domingo (29). O treinador e ídolo rubro-negro classificou a presença do clube como um privilégio para todos os envolvidos e rebateu argumento apresentado por Raphinha para diminuir o torneio. 

'Caminho certo': jogadores do Flamengo projetam temporada após eliminação; veja

O atacante do Barcelona criticou a competição no final da temporada europeia, pois entende que "abrir mão de férias por obrigação é muito complicado". Ainda que sem citar a fala diretamente, Filipe Luís falou justamente sobre como perder férias durante a carreira significou estar disputando os melhores torneios e afirma que foram os melhores momentos da carreira. 

Superbet
Superbet
4/5
proPatrocinador do São Paulo e Fluminense.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.

"Se eu tivesse continuado como jogador, seria um privilégio estar neste torneio. Entendo que o calendário é congestionado, os jogadores não têm férias e podem se queixar disso. Mas tive a oportunidade de disputar três Copas Américas, um Mundial, uma Copa das Confederações... Eu perdi férias, mas foram os melhores momentos da minha carreira. Perdi tempo de qualidade, de ir à praia com a minha família, não sei. Mas vivi o melhor do futebol", disse. 

Filipe Luís também lembra a conquista da Copa América de 2019 com a Seleção Brasileira e participação em Copa do Mundo, que acontecem ao final da temporada europeia. Assim ainda que reconheça que o calendário cheio é um problema, entende que o foco precisa ser achar uma solução para manter a Copa do Mundo de Clubes. 

"Vivi uma Copa do Mundo, tive a oportunidade de ganhar uma Copa América com o Brasil. Isso é para poucos, então essa oportunidade é algo que eu sou muito agradecido. Espero que tenhamos mais e que a gente encontre uma maneira de colocá-lo no calendário para, porque é uma oportunidade para nós, sul-americanos, para os time de países da Ásia e da Oceania, por exemplo, de competir com a elite do futebol", opinou, antes de completar:  

"Também que sejamos vistos, que vejam os jogadores, que se abram portas e as torcidas viajem, se encontrem e vivam esse ambiente maravilhoso. Essa é a minha opinião. Eu entendo que não é fácil, no entanto, para os jogadores e para os clubes com tantos jogos, mas eu acho que é melhor ter muitos jogos, gostaria de ter mais ainda."

Zico rebateu Raphinha diretamente

Se Filipe Luís apenas falou sobre o argumento das férias, sem citar Raphinha diretamente, Zico foi diferente. O maior ídolo do Flamengo criticou as falas do atacante e questionou qual será a opinião se for convocado para a Copa do Mundo de 2026. 

"Se ele tivesse jogado como todo mundo que jogou as Copas do Mundo, no período que seria de férias, não ia dar essa declaração. Porque nós sempre jogamos a Copa do Mundo no final da temporada, início de junho, final de julho, até julho. Vai acontecer nos Estados Unidos no ano que vem. "Vamos ver se no ano que vem ele fala a mesma coisa…", disse.


Matheus Celani
Autor
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.