Filipe Luís faz análise tática e dá veredito sobre uso de 'camisa 10' no futebol

03/04/2025, 17:59
Atualizado: 03/04/2025
filipe luís dá entrevista no maracanã

Em um momento no qual muito se discute a atuação do dito "camisa 10" no futebol moderno, Filipe Luís deu sua visão sobre o assunto em entrevista à Conmebol. Nesta quinta (3), o Flamengo estreia na Libertadores.

➕ 'Camisa 10 que joga com a...': PVC rasga elogios a jogador do Flamengo

Na visão do treinador rubro-negro, a quantidade de camisas 10 mais clássicos vem diminuindo devido à mudança do jogo em si, que se tornou mais físico e veloz.

Bet365
Bet365
5/5
proGrande variedade de mercados.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.104-12, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.

Assim, o camisa 10 clássico, que trabalharia de forma mais cerebral e em certos momentos menos ativa — principalmente na hora de marcar —, começou a perder espaço no cenário do esporte.

"O futebol, hoje, se tornou um jogo mais físico, mais veloz e com uma tomada de decisão mais rápida. Então, esse clássico 'camisa 10' vem diminuindo", admitiu o treinador do Flamengo.

Filipe, porém, garantiu que gosta de ter um camisa 10 no time, considerado um jogador mais organizador do jogo. E o técnico destacou a importância de dar direções para os atletas que vão a campo.

"Particularmente, eu gosto de jogar com o 'camisa 10'. Faço todo meu modelo de jogo em função do '10'. Os jogadores gostam de seguir um plano, de ter uma direção. De saber o que fazer no campo", afirmou.

Na opinião do técnico do Flamengo, o trabalho envolve ser o mais profundo possível na organização do que o jogador deve fazer nos jogos, mas deixar que o talento desenvolva o resto.

"Acredito muito nisso, de dar todas as coordenadas. Depois, o talento deles, a qualidade e a confiança vão se potencializar com a tática que você oferece para os jogadores", finalizou Filipe.

Por fim, o comandante rubro-negro salientou a importância de ter atenção constante no jogo, para que seja possível fazer a leitura do que o jogo pede no momento necessário. Ainda mais se uma substituição for necessária.

"O jogo te fala o que está acontecendo, ele pede. É importante você estar com a cabeça fria e ler o que está acontecendo em campo, para poder trocar as peças. Nem sempre é [botar] um atacante", explicou.

Nesta quinta, Filipe Luís estará à beira do campo em San Cristóbal, na Venezuela, para a primeira rodada da fase de grupos da Libertadores. O Flamengo encara o Deportivo Táchira, às 21h30 (horário de Brasília).

@mundobolaflamengo EXCLUSIVO | Piu-Piu Gigante: Leandro Machado e a ponte rubro-negra-colorada Hoje, na estreia do Flamengo no Brasileirão contra o Internacional, o @mundobolaflamengo traz uma reportagem especial sobre um personagem que conhece bem os dois lados dessa história: Leandro Machado, o Piu-Piu. Revelado pelo Inter nos anos 90, Leandro ganhou projeção nacional ao exibir seu talento com gols e arrancadas fulminantes. Mas foi no Flamengo que ele conquistou uma legião de torcedores. Piu-Piu voou. Seu estilo leve, ousado e técnico, simbolizava uma época de transição do Mengão, marcada por altos e baixos, mas também por nomes carismáticos e memoráveis. O jogo de hoje é mais do que um confronto de gigantes. É também um reencontro com a história — a de um jogador que marcou os dois clubes e carrega no apelido a leveza, mas no legado, o peso de ter vestido uma camisa pesada e o Manto Sagrado. Piu-Piu é gigante. Lá ele. Mas é verdade. #Flamengo #Mengão #CRF #LeandroMachado #PiuPiu #FlamengoXInternacional #Brasileirão2025 #RubroNegro #MundoBolaFlamengo #GigantePorNatureza #VamosFlamengo #HistóriaDoFla #FlaMemória #MengãoÉHistória #CraquesDoFla #TBTFla #FlaInter @Flamengo @SC Internacional ♬ som original - MundoBola Flamengo