Filipe Luís explica pouca utilização de cria do Flamengo

Reserva novamente contra o Vasco, o meia Matheus Gonçalves segue na mesma rotina há seis partidas pelo Flamengo: é relacionado, mas não entra. E Filipe Luís abordou a situação do jogador após o clássico.
➕ Filipe Luís revela sensação após empate com Vasco e projeta LDU
No último sábado (19), Matheus ficou no banco durante os 90 minutos, mesma história dos jogos contra Juventude, Grêmio, Central Córdoba-ARG, Vitória e Deportivo Táchira-VEN.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.104-12, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.
A última entrada do atleta aconteceu contra o Internacional, na estreia do Campeonato Brasileiro, mas já aos 44 minutos do segundo tempo. Nas partidas anteriores, o jogador também recebeu alguns poucos minutos.
E o técnico Filipe Luís explicou a situação. Segundo ele, Matheus Gonçalves tem um perfil de atuação diferente do que o Flamengo vem colocando em prática no momento, o que dificultou as entradas.
"Conto com ele. Não vem tendo minutos nos últimos jogos, mas tem um perfil bem diferente dos que estão entrando", explicou Filipe Luís após o clássico.
Filipe Luís explicou que a formação do meio-campo atual e a ausência de um ponta de ofício, já que Wesley tem se projetado no setor, dificulta a utilização de Matheus Gonçalves em seu setor ideal.
"Como estamos jogando com um meia [Gerson] por dentro, tem o Plata, tem o Luiz Araújo que jogam aí também. A concorrência é com eles. Não estou achando momento para colocá-lo na mesma função", disse.
Ao explicar a motivação tática por trás da pouca utilização do jogador, porém, Filipe Luís garantiu que Matheus Gonçalves pode ser muito importante para o Flamengo no futuro.
"Vejo que a melhor versão do Matheus talvez fosse aberto, na ponta direita, e nesse momento estamos jogando sem um ponta aberto porque o Wesley ocupa esse corredor. Sei que ele tem muita qualidade, pode render muito para a gente ainda", finalizou Filipe Luís.
Matheus Gonçalves tem minutagem baixa com Filipe Luís em 2025
Na temporada atual, o cria do Flamengo não atuou durante os 90 minutos nenhuma vez. Nos oito jogos em que entrou, o máximo que Matheus Gonçalves atuou foi por 61, contra o Sampaio Corrêa.
- Flamengo 2 x 1 Sampaio Corrêa — 61 minutos
- Portuguesa-RJ 0 x 5 Flamengo — 29 minutos
- Flamengo 2 x 0 Vasco — 1 minuto
- Flamengo 5 x 0 Maricá — 35 minutos
- Vasco 0 x 1 Flamengo — 11 minutos
- Flamengo 2 x 1 Vasco — 6 minutos
- Fluminense 1 x 2 Flamengo — 10 minutos
- Flamengo 1 x 1 Internacional — 1 minuto
- Total — 154 minutos
Ou seja, a tabela acima (que não inclui os acréscimos dos jogos) mostra que Matheus Gonçalves ainda nem fez dois jogos completos em 2025. O meia é o 21º no ranking de minutagem do Flamengo no ano.
O próximo compromisso do Flamengo na temporada será pela Libertadores, nesta terça-feira (22), contra a LDU-EQU. A equipe viaja para Quito neste domingo, e o jogo começa às 19h (horário de Brasília).