O torcedor do Flamengo não guarda boas recordações do período que o clube foi treinado por Renato Gaúcho, em 2021. Contudo, o lateral-esquerdo Filipe Luís elogiou o treinador e disse achar Renato “subestimado”.
A fala de Filipe Luís surpreende, já que o lateral é reconhecido por entender muito da parte tática do jogo e tem feito cursos para se tornar técnico no futuro. E por outro lado, Renato ganhou fama de ter um estilo mais “boleiro”, sem se aprofundar na tática.
Confira também: Craques de hoje e do passado se unem para desejar feliz aniversário ao Flamengo
“Adorei trabalhar com o Renato. O Renato recuperou muitos jogadores. É um cara que regeu o grupo de uma forma brilhante, organizou o time, escala muito bem, faz as trocas muito bem, lê bem o jogo… eu acho que ele é subestimado”, disse em entrevista ao canal “3 na Área”.
De acordo com Filipe, a derrota na final da Libertadores, para o Palmeiras, fez a imagem de Renato ficar desgastada com a torcida e impossibilitou a permanência. Afinal, a partida contra o Palmeiras foi o ultimo jogo do treinador a frente do Mengão.
“Só quem vem de uma coisa: perder a final da Libertadores. Pessoal, é muito difícil. Eu perdi duas finais de Liga dos Campeões, perdi a final da Libertadores contra o Palmeiras… que ambiente a gente encontraria na pré-temporada? É muito difícil”, afirmou.
Porém, é importante lembrar que mesmo antes do jogo decisivo Renato sofria muita pressão da torcida. Aliás, cerca de um mês antes da final, o técnico entregou o cargo e só continuo pois Marcos Braz e Bruno Spindel o fizeram desistir da ideia.
Relembre a passagem de Renato Gaúcho pelo Flamengo
Renato Gaúcho chegou ao Flamengo em julho de 2021, para substituir Rogério Ceni. O início de trajetória parecia promissor, o Flamengo goleou diferentes adversários. Nas primeiras seis partidas, o time marcou 24 gols.
Entretanto, a partida de semifinal da Copa do Brasil contra o Athletico-PR mudou a história de Renato como treinador do Flamengo. O Fla foi perdeu no Maracanã por 3 a 0 e deixou a competição nacional após essa partida, inclusive, que fez Renato entregar o cargo.
A gota d’água aconteceu na final da Libertadores, quando o time perdeu para o Palmeiras na prorrogação. A torcida se revoltou ao ver Kenedy, muito criticado durante a passagem, entrar na partida antes de Pedro, que só entrou no jogo aos cinco minutos do segundo tempo da prorrogação, quando o time já perdia por 2 a 1.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.