Filipe Luís distribui responsabilidade em erro de Rossi: 'Falha da equipe'

Atualizado: 04/08/2025, 07:00

Em um jogo de dois tempos distintos, o Flamengo cedeu o empate por 1 a 1 ao Ceará na noite deste domingo (3), na Arena Castelão, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado, no entanto, ficou marcado por um lance capital: o gol de empate do time cearense, que gerou debate sobre a ação do goleiro Rossi.

Desgaste físico não é desculpa para sequência ruim, aponta Filipe Luís

Questionado sobre o lance na coletiva de imprensa, o técnico Filipe Luís adotou um tom protetor, blindou seu jogador e distribuiu a responsabilidade pelo erro.

Superbet
Superbet
4/5
proApostas ao Vivo

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

O Flamengo vencia a partida por 1 a 0, com gol de Arrascaeta ainda no primeiro tempo, e parecia controlar o jogo. Contudo, aos 22 minutos da segunda etapa, o Ceará chegou ao empate.

Após uma cobrança de escanteio de Lucas Mugni, o centroavante Pedro Raul subiu mais alto que a defesa e cabeceou para o fundo das redes. No lance, o goleiro Rossi saiu da meta para tentar interceptar o cruzamento, mas hesitou e parou no meio do caminho, deixando o gol aberto para o atacante cearense concluir.

A jogada foi amplamente apontada como uma falha individual do goleiro argentino por torcedores. Confrontado com a análise, Filipe Luís foi categórico ao defender a união do elenco e rechaçar qualquer tipo de atribuição de culpa individual.

"Eu revi o gol, mas ainda não fizemos a análise calma. Sempre que se toma um gol, existe quase sempre falha. Muito difícil ser somente mérito do adversário. Se foi o Rossi, se foi o Léo [Pereira], não me interessa", afirmou.

Filipe tenta proteger elenco

Para o treinador, erros são parte intrínseca do esporte e não devem ser personificados. Ele destacou que falhas ocorrem em diversos momentos de uma partida, nem sempre resultando em gol, e que a responsabilidade final é sempre coletiva.

"Os erros acontecem. Às vezes, durante outras jogadas que não acabam em gol. Os erros existem no futebol. Jamais como treinador, vou apontar o dedo e dizer que foi falha desse ou do outro. Foi falha da equipe e quem perde somos nós. Para isso, estou aqui para treiná-los para que não voltem a acontecer esses erros", declarou.

Com o empate, o Flamengo se mantém na ponta, mas vê o Cruzeiro empatar em pontos, com 37, porém um jogo a mais. O próximo desafio do Mais Querido é contra o rival, Atlético-MG, na Arena MRV, pelo jogo de volta da Copa do Brasil. Na ida, o time mineiro venceu por 1 a 0.


James Brito
Autor
26 anos, natural de Vitória da Conquista (BA), jornalista em formação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Curioso por natureza, busca no esporte um campo infinito para observar, aprender e comunicar.