Filipe Luís aponta 5 benefícios da pré-temporada do Flamengo nos EUA
Enquanto o time alternativo do Flamengo se preocupa com o Campeonato Carioca, no qual estreou com derrota para o Boavista no último domingo (12), o elenco principal rubro-negro está nos Estados Unidos focado na pré-temporada. E o treinador Filipe Luís, que demonstrou muita intensidade no primeiro treinamento em solo americano, destacou cinco benefícios principais de realizar a preparação fora do Brasil.
Entre os tópicos destacados por Filipe, estão: reunião do grupo para treinamentos técnicos, físicos e táticos; preparação da parte mental dos atletas; conhecer e usar instalações de alto nível em outro país; fortalecer as relações entre os jogadores; e incorporar da melhor forma aqueles que ainda estão chegando ao elenco.
➕ Pablo assumiu papel importante no Flamengo, revela treinador
Preparação física e mental
Segundo o ex-lateral-esquerdo, a importância de reunir o grupo para a série de trabalhos se dá tanto pelo aspecto físico dos atletas quando pelo emocional. É uma maneira, segundo ele, de trabalhar a "parte mental" dos jogadores antes do início da temporada, com foco total em preparação e descanso.
“A gente entende que é de suma importância fazer uma pré-temporada fora do Rio de Janeiro, onde podemos reunir todo o grupo para realizar os treinamentos necessários, tanto físicos quanto técnicos e táticos, além de trabalhar a parte mental dos jogadores que estarão exclusivamente dedicados aos treinamentos, ao descanso e à preparação”, destacou Filipe Luís.
Aproveitar instalações e estreitar laços
Filipe também acredita que estar nos EUA pode ajudar a fortalecer o grupo de outras formas, até por meio da experiência de usar instalações diferentes. De acordo com a visão do treinador, a pré-temporada também serve para unir os atletas, algo sempre importante para a formação de um grupo vencedor.
“Realizar essa pré-temporada em um lugar tão importante como os Estados Unidos, com instalações de alto nível, será fundamental para fortalecer o grupo e nos preparar para o que virá durante toda a temporada. Esse é o momento de unir os jogadores, que passarão a estreitar laços tanto dentro quanto fora de campo", analisou.
Receber novos integrantes e jovens
Por fim, ainda que o Flamengo não tenha anunciado contratações para a próxima temporada até o momento, Filipe acredita que estar em solo americano é importante para integrar também os recém-chegados, tanto em termos de novos nomes quanto de jovens da base que estão se consolidando no elenco principal.
"Será uma oportunidade também para receber bem os jogadores que possam chegar e os meninos da base que poderão subir com a gente nesse período", finalizou Filipe Luís.
Próximo do Flamengo, Juninho não é relacionado para amistoso do Qarabag #BoletimMB #Flamengo pic.twitter.com/AppxRixtrF
— Mundo Rubro Negro - Notícias do Flamengo (@MRN_CRF) January 9, 2025