FIFA vai testar novo VAR durante o Mundial de Clubes com Flamengo e Real Madrid

18/01/2023, 15:53
Flamengo na final do Mundial de Clubes 2019

O Flamengo disputa o Mundial de Clubes da FIFA, no Marrocos, entre 1º e 11 de fevereiro. O Rubro-negro estreia em 7 de fevereiro, em Tangier, contra o vencedor de Al Hilal x Wydad Casablanca. Se vencer, o Mais Querido jogará a final, em 11 de fevereiro, em Rabat.

A FIFA pretende testar mudanças no procedimento do árbitro de vídeo (VAR) durante o Mundial de Clubes do Marrocos. A entidade que regula o futebol mundial busca maior transparência e agilidade nas decisões do VAR e na comunicação aos torcedores no estádio e em casa.

Leia Mais: Flamengo aceita proposta milionária do Olympiacos por lateral da base

Por isso, durante os jogos do Mundial de Clubes os árbitros vão anunciar por microfones as decisões que tomadas após as revisões dos lances do jogo. As falas dos árbitros vão soar nos autofalantes dos estádios assim como nas transmissões de TV.

O sistema é similar ao que existe nos jogos da liga de futebol americano dos Estados Unidos. Nos jogos da NFL, os árbitros principais ligam o microfone e informam o público sobre as decisões tomadas, que incluem também punições aos times e jogadores.

Flamengo e Real Madrid são favoritos ao Mundial de Clubes

O Flamengo volta ao Mundial de Clubes após três anos. Em 2019, o Rubro-Negro bateu o mesmo Al Hilal por 3 a 1 na semifinal, mas perdeu por 1 a 0 para o Liverpool na final. O Mais Querido busca o bicampeonato, já que venceu o mesmo Liverpool por 3 a 0 em 1981.

O Real Madrid pode chegar ao Mundial de Clubes do Marrocos pressionado. O campeão da Champions League na temporada 2021/2022 não está vivendo uma boa fase. O clube merengue tem apenas uma vitória em quatro jogos em 2023. Recentemente, perdeu por 3 a 1 para o Barcelona na final da Supercopa da Espanha.

Também disputam o Mundial de Clubes da Fifa 2022 o Wydad Casablanca (Marrocos), Al Hilal (Arábia Saudita), Al Ahly (Egito), Seattle Sounders (EUA) e Auckland City (Nova Zelândia).