Fifa pode indenizar Flamengo pela lesão de Pedro na Seleção Brasileira
Após lesão sofrida por Pedro, nesta quinta-feira, o Flamengo acionará a Fifa para ser indenizado. O atacante rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, em treino da Seleção Brasileira, em Curitiba. A medida é conhecida por “The FIFA Club Protection Programme” (Programa da Fifa de Proteção dos Clubes) e consiste em ressarcir a equipe com valor proporcional ao salário anual do atleta.
Em entrevista ao GE, Eduardo Carlezzo, advogado especialista em direito esportivo, explicou como o programa da entidade funciona. Ele esclareceu que o Flamengo tem um prazo, após a lesão, para dar entrada ao requerimento.
➕Vini Jr e Paquetá se emocionam com lesão de Pedro
“Ficando comprovado que é uma lesão de longo prazo, o Flamengo tem que abrir o pedido de compensação dentro dos 28 dias a partir do acidente”, disse o advogado.
A indenização que o Flamengo deseja consiste no valor do salário anual de Pedro. A iniciativa da Fifa tem um limite para pagamentos de 7,5 milhões de euros (R$ 46,6 milhões) por ano e por atleta. Por dia, o teto é de 20,5 mil euros (R$ 127,8 mil). A duração é de 365 dias. Assim que Pedro voltar aos treinamentos, a cobertura é encerrada.
Sem Pedro, Flamengo analisa contratar atacante livre no mercado
O MRN entrou em contato com uma fonte ligada à diretoria do Mengão que confirmou a possibilidade do clube voltar ao mercado em busca de um centroavante que esteja livre, já que a janela fechou. Entretanto, nenhuma decisão foi tomada.
O Flamengo e outros clubes do futebol brasileiro podem inscrever novos atletas até o dia 9 de setembro. Entretanto, é possível substituir estes atletas inscritos até o dia 20.
Com a ausência de Pedro contra o Bahia e Peñarol, Gabigol e Carlinhos serão as opções de ataque para o Mengão continuar vivo nas disputas da Copa Conmebol Libertadores e Copa do Brasil. A nova contratação só iria estrear nas próximas fases.
O atacante holandês Memphis Depay foi oferecido ao Flamengo nas últimas semanas. A informação foi dada pelo jornalista Mauro Cezar Pereira. Entretanto, os valores estavam fora de cogitação para a diretoria do Mais Querido. Depay agora é alvo do Corinthians, mas pode ser procurado pelo Rubro-Negro após fatalidade com Pedro.