Fifa confirma Mundial de Clubes Feminino e Flamengo pode participar
O Flamengo está confirmado na primeira edição do Mundial de Clubes da Fifa com 32 times, que acontece em 2025, nos Estados Unidos. Campeão da Libertadores 2022, o Rubro-Negro é um dos quatro sulamericanos já confirmados no evento, junto com palmeiras, Fluminense e River Plate. Nesta quarta (15), a Fifa confirmou para janeiro e fevereiro de 2026 o primeiro Mundial de Clubes Feminino.
A entidade máxima do futebol havia anunciado no final de 2022 a intenção de realizar um Mundial de Clubes Feminino. A competição foi confirmada no 74º Congresso da Fifa, que ocorre em Bangkok, Tailândia. De acordo com a entidade, serão 16 clubes de todos os continentes. Os critérios de classificação ou a quantidade de clubes por continente não foram anunciados.
➕Queda precoce na Libertadores deixaria rombo milionário no orçamento do Flamengo
O Flamengo, campeão brasileiro em 2016, pode sonhar com a participação no primeiro Mundial de Clubes feminino da Fifa. Se a entidade adotar os mesmos critérios da competição masculina, o Rubro-negro poderia se classificar por ranking ou vencendo a Libertadores feminina. O Palmeiras, campeão em 2022, e o Corinthians, campeão em 2017. 2019, 2021 e 2023, são os times mais bem cotados para terem vagas.
Fifa quer organizar Mundial de Clubes Feminino a cada 4 anos
A ideia da Fifa é realizar o Mundial d Clubes da Fifa a cada quatro anos. Da mesma forma que no masculino, a entidade planeja também realizar um torneio intercontinental nos anos em que o Mundial não será realizado, iniciando em 2027.
O congresso da Fifa tomou outras decisões referentes ao futebol feminino. Nas questões contratuais, a entidade decidiu estender os direitos e proteções da entidade a pais adotivos e mães não-biológicas. Além disso, a Fifa reconheceu as dimensões sociais, físicas e psicológicas no exercício do trabalho por jogadoras que enfrentam mesntruações severas e complicações na gravidez.