Fifa favorece a Europa em criação de novo torneio intercontinental
Este ano acontecerá o último Mundial de Clubes com o modelo atual. A partir de 2024, haverá mudanças na edição anual. A Fifa, mesmo com o novo formato de quatro em quatro anos, pretende manter a competição de ano a ano, assim anunciou a criação de um novo torneio entre os clubes campeões continentais.
No entanto, a diferença para o atual formato é que o vencedor da Champions terá a vaga garantida na final, favorecendo, deste modo, os europeus. Isso porque os demais times participarão de uma eliminatória para chegar à decisão. O mata-mata acontecerá em campo neutro, assim como a final.
Leia mais: Na mira do Fla, Artur interage com jogador rubro-negro após vitória no clássico
A ideia da Fifa é em ter esta competição anualmente para não perder o hábito e sustentar a competitividade entre os continentes. O novo torneio não tem detalhes definidos, como nome, data e duração. Vale lembrar que o Mundial de Clubes a partir de 2025, que será de quatro em quatro anos, ocorrerá entre junho e julho.
Em anos específicos, como 2025, 2029, 2033 e assim vai, terão duas competições intercontinentais, sendo a com maior número de clubes no meio do ano.
Neste ano de 2023, o Mundial de Clubes se mantém com sete times, com um de cada continente e um do país-sede, que será da Arábia Saudita. O período será de 12 a 22 de dezembro. Para o Flamengo disputar esta edição, precisa vencer a Libertadores.
Novo formato do Mundial a partir de 2025
Já em 2025, o Mais Querido já está garantido, já que o formato terá seis representantes da América do Sul, sendo quatro dos últimos campeões da Libertadores. Deste modo, como o Rubro-Negro venceu ano passado, a vaga está firmada.
O Mundial de Clubes de quatro em quatro anos terá, ao todo, 32 clubes participantes: 12 da Uefa (Europa), 6 da Conmebol (América do Sul), 4 da Concacaf (América do Norte e Central), 4 da CAF (África), 4 da AFC (Ásia), 1 da OFC (Oceania) e 1 do país-sede.
Sou jornalista, formado pela FACHA, de 21 anos. Pouco tempo na área de jornalismo, mas com sonhos, que eram inimagináveis, conquistados, como a cobrir a final da Copa do Brasil, em 2022, no Maracanã. Objetivo é continuar na busca de mais realizações!