Fifa toma decisão sobre times mexicanos na Libertadores
O Flamengo lutou até a última rodada por uma vaga na fase de grupos. Mesmo perdendo para o São Paulo, por 1 a 0, o time conseguiu se garantir por demérito dos rivais. Nesta sexta-feira (8), uma informação importante saiu. A volta dos clubes mexicanos ao torneio vinha sendo cogitada e a resposta para isso finalmente foi dada pela Fifa e pela Concacaf.
A Federação Mexicana de Futebol havia solicitado para que pudesse voltar a participar da Copa Libertadores. No entanto, o pedido foi negado. A informação é do jornalista mexicano Alejandro Berry, da TUDN México.
Leia mais: Messi x Flamengo? Craque pode jogar a Libertadores em 2026
“Exclusivo. Victor Montagliani, presidente da CONCACAF, acaba de confirmar que a FIFA rejeitou o pedido da FMF para participar da Copa Libertadores. FIFA e CONCACAF rejeitaram conjuntamente o pedido da FMF, descartando qualquer possibilidade de retorno à Copa Libertadores”, informa o jornalista.
Notícia é boa para o Flamengo
Se para os mexicanos a notícia é ruim, para o Flamengo, é ótima. Isso porque o retrospecto do clube contra mexicanos em Libertadores é péssimo. Apesar de curto, é muito ruim. O clube enfrentou mexicanos em quatro oportunidades diferentes.
Foram três derrotas e apenas uma vitória. O problema é que mesmo quando venceu, foi inútil. Na Libertadores 2008, o time enfrentou o América do México e venceu a ida fora de casa por 4 a 2. Mas na volta, Cabañas classificou os mexicanos. O time venceu por 3 a 0, proporcionando um dos grandes vexames do Flamengo na competição.
A classificação estava na mão, mas o time levou o terceiro gol no apagar das luzes depois de uma atuação ruim. Os outros dois jogos foram contra o León, na fase de grupos de 2014. Dentro e fora de casa, o Flamengo sucumbiu diante dos mexicanos.
Além da Libertadores, outros jogos aconteceram. O Flamengo jogou alguns torneios amistosos no México e enfrentou mexicanos. Mas o retrospecto continua negativo. Em 15 jogos, são oito derrotas, três empates e apenas quatro vitórias. A notícia de que a Libertadores vai continuar sem mexicanos é positiva para o Rubro-Negro.