Alerta da Fifa para a CBF pode tirar o Flamengo da Libertadores

15/12/2023, 14:13
Ednaldo Rodrigues em coletiva da CBF; Fifa e Conmebol emitem alerta e podem tirar Flamengo da Libertadores

O Flamengo e outros clubes brasileiros podem ficar fora da Libertadores após decisão da Justiça do Rio de Janeiro de afastar Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF. Em oficio enviado à entidade nesta quinta-feira (14), Fifa e Conmebol demonstraram insatisfação com a interferência judicial e indicaram possíveis sanções.

As punições incluem: Brasil impedido de sediar eventos internacionais, Seleção proibida de participar de disputas em qualquer categoria e clubes brasileiros sem jogar campeonatos fora do país. Segundo o comunicado, a deposição de Ednaldo Rodrigues viola o Estatuto da Fifa e as entidades “não terão outra alternativa” se a decisão for mantida.  

Leia mais: Flamengo deve ter melhor ataque dos pontos corridos em 2024

Sendo assim, o Flamengo e todos os classificados estão sob risco de exclusão na Libertadores de 2024. Além do Fla, o Brasil tem sete classificados: Palmeiras, Botafogo, Atlético-MG, Grêmio, Red Bull Bragantino, Fluminense e São Paulo. Além disso, o Fluminense vive incerteza durante a disputa do Mundial de Clubes, que acontece entre 12 e 22 de dezembro.

Em 2o22, a Fifa suspendeu a Índia após uma decisão judicial interferir na federação de futebol do país. As sanções da entidade ameaçaram a realização da Copa do Mundo Feminina no país asiático, que só aconteceu após o fim da intervenção. A Nigéria também passou por problema semelhante, em 2014.

Presidente interino da CBF diz que entidade não sofrerá punições

A Justiça determinou que José Perdiz de Jesus, presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva assuma a presidência interina da CBF. Em nota, ele celebrou a escolha de seu nome para o cargo e garantiu que a entidade não sofrerá qualquer punição.

“…Nenhum prejuízo haverá para a entidade, já que toda administração será feita sem solução de continuidade e com mínima interferência nas questões desportivas, que deverão ser tratadas pela futura gestão. Neste período, daremos continuidade ao trabalho com transparência sobre a situação em que se encontra a CBF para conhecimento do eleito que venha a assumir o comando da entidade, de modo a garantir seu integral e regular funcionamento”, diz a nota divulgada por José Perdiz de Jesus.”


Partilha
Matheus Celani
Autor

Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.