Fifa anuncia sedes da Copa do Mundo Feminina 2027; Maracanã será palco da final

A Fifa anunciou nesta quarta-feira (7) as cidades brasileiras que receberão os jogos da Copa do Mundo Feminina de 2027. O torneio, que reunirá 32 seleções, será realizado entre os dias 24 de junho e 25 de julho, e terá partidas em oito capitais: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza, Salvador, Brasília e Porto Alegre.
➕CBF divulga detalhes da Copa do Brasil Feminina; Flamengo entra na 3ª fase
A Seleção Brasileira já está automaticamente classificada por ser o país-sede. De acordo com o plano apresentado pelo comitê organizador brasileiro durante a candidatura, o Maracanã será palco da abertura e da grande final do torneio.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.
Além dele, integram o projeto os seguintes estádios: Neo Química Arena (São Paulo), Mineirão (Belo Horizonte), Arena Pernambuco (Recife), Castelão (Fortaleza), Fonte Nova (Salvador), Mané Garrincha (Brasília) e Beira-Rio (Porto Alegre).
Segundo o cronograma inicial, Maracanã, Mané Garrincha e Mineirão receberiam o maior número de partidas; oito cada um. A Neo Química Arena sediaria sete jogos, incluindo uma das semifinais; a outra semifinal ocorreria em Brasília.
No entanto, com a redução do número de cidades-sede de 12 para 8, a distribuição dos jogos será revista. Ainda assim, os palcos da abertura, das semifinais e da final permanecerão os mesmos.
Maracanã receberá sua 3ª final de Copa do Mundo
O Maracanã fará história ao receber pela terceira vez uma final de Copa do Mundo. As anteriores ocorreram em 1950 (Brasil 1 x 2 Uruguai) e em 2014 (Alemanha 1 x 0 Argentina), ambas no torneio masculino.
De acordo com o "ge", a organização pretende aproveitar o legado da Copa do Mundo masculina de 2014, mas com ajustes na capacidade dos estádios. O Maraca, por exemplo, terá uma redução leve: de 73.139 para 72.689 lugares.
Esta será a primeira edição da Copa do Mundo Feminina realizada na América do Sul. A competição contará com 32 seleções, sendo três vagas diretas para a Conmebol. A África e a Concacaf terão quatro vagas cada, a Oceania terá uma, e a Europa será representada por 11 seleções. As três vagas restantes serão definidas em um torneio classificatório (playoffs).
Brasileirão terá pausa para Copa do Mundo Feminina
Assim como ocorreu na Copa do Mundo masculina, a Fifa exige exclusividade nos estádios durante o período do Mundial feminino. Por isso, no ofício enviado pela CBF à Fifa durante a candidatura, consta que o Campeonato Brasileiro será paralisado durante a Copa do Mundo Feminina de 2027.
Com isso, o temor do Flamengo de perder o Maracanã por um mês é minimizado, já que não haveria necessidade de buscar outro estádio para os jogos do Brasileirão.
No entanto, o problema pode persistir por causa da Copa Libertadores, caso a Conmebol mantenha a competição ativa durante as datas do Mundial. A CBF se comprometeu apenas com suas competições nacionais, e é improvável que a entidade sul-americana também pause seu calendário.