Fifa anuncia novidade na arbitragem para Super Mundial

A Fifa informou nesta terça-feira (8), a novidade na arbitragem que será implementada como teste no Super Mundial de Clubes, que será realizando entre junho e julho, nos Estados Unidos. A implementação será feita após autorização da International Football Association Board (Ifab).
➕ Super Mundial: Boto imagina europeus usando torneio 'como o Carioca'
A mudança em questão é o uso de câmeras corporais nos árbitros durante as partidas. De acordo com o presidente de comitê de arbitragem da Fifa, a medida visa o aperfeiçoamento técnico dos juízes, além de oferecer uma nova experiência ao público.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.104-12, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.
"Serve para o treinamento dos árbitros, pois poder ver o que o árbitro vê é importante na análise pós-jogo, para avaliar como uma decisão foi tomada. É uma combinação de inovação para as transmissões e aperfeiçoamento técnico", explicou Pierluigi Collina.
O Mundial também contará com regras para reduzir a perda de tempo por parte dos goleiros na reposição de bola. A regra exige que os goleiros façam a reposição em oito segundos. Caso o contrário, será marcado escanteio para o adversário. A medida, inclusive, está em vigor na Libertadores e no Brasileirão.
O diretor de arbitragem da Fifa também se pronunciou sobre algumas mudanças na arbitragem. Ele ressaltou que o foco do espetáculo deverá ser o futebol e os gols, e que a arbitragem não deve ser notada durante o jogo.
"O público deve ver o futebol e os gols, não a arbitragem. Sempre digo que o árbitro é como um ator que não deve ser notado durante o jogo. Você nem sabe o que um bom árbitro fez ou quem ele é, mas precisam estar preparados para agir quando necessário", afirmou Massimo Busacca.
No fim de fevereiro, a entidade realizou seminários com árbitros das federações que tem representantes no Mundial. O encontro aconteceu em Buenos Aires, na Argentina.
O Rubro-Negro ainda segue sem um terceiro adversário definido na competição, e integra o Grupo D, acompanhado de Chelsea e Espérance, da Tunísia.