Jogadora do Flamengo é afastada por comentários transfóbicos após atos de Nikolas Ferreira
Na última madrugada, o @centralfemininoff, perfil no Instagram dedicado a assuntos relacionados ao esporte eletrônico feminino, denunciou que uma jogadora do Flamengo Medellin teria feito comentários transfóbicos em suas redes sociais.
A jogadora Mayara publicou um vídeo de uma discussão acerca do uso do banheiro feminino por mulheres trans. O vídeo tinha a legenda “É contra isso que o Nikolas briga”, fazendo referência à fala do deputado federal Nikolas Ferreira no Dia Internacional da Mulher.
@josianecosta459 #noticias #patriotas🇧🇷 #brasil🇧🇷 #tiktok #patria #conservadores #boa ♬ som original – josianecosta459
O vídeo se trata de uma discussão sobre o uso do banheiro feminino do Restaurante Universitário da UnB por uma delas, que é transexual. A aluna estava no banheiro destinado às mulheres, quando outra aluna questionou a presença da mesma e a expulsou do sanitário. O caso ocorreu em fevereiro de 2022.
Leia mais: CS: Flamengo Medellin vence na EPL World Series
Mayara afirmou que: “quem tem rola é homem sim carai (sic)”, e que se estivesse na mesma situação da exposta no vídeo apanharia ou bateria. Disse também que “tudo tem limite”.
Em resposta, a jogadora afirmou não ser transfóbica e que errou em seu comentário. Mayara completou também que teria sido mal interpretada e que tem pessoas LGBT na família. Por fim, disse que simplesmente achou errado o rapaz do vídeo usar o banheiro feminino.
Posicionamento do Flamengo Medellin
Através do perfil da Medellin Games, a organização afirmou que repudia qualquer ato de discriminação racial, social, homofóbica ou de gênero. A Medellin também anunciou que não há espaço para aqueles que o fazem e que a jogadora já não mais faz parte da equipe ou de qualquer outro projeto que envolva a organização. A jogadora confirmou em seu Instagram o afastamento e diz estar em paz consigo mesma.
Além disso, afirmou que se tivessem visto o vídeo, talvez teriam outra opinião e completou falando que muitos homens se passam por LGBT para cometer abusos. Mayara era companheira de time de uma mulher trans no Flamengo Medellin.
Entenda o contexto da citação ao deputado Nikolas Ferreira
Na última quarta-feira, Dia Internacional da Mulher, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL) discursou com uma peruca e disse: “Hoje, me sinto mulher. Deputada Nicole. As mulheres estão perdendo seu A transfobia foi equiparada ao crime de racismo pelo Supremo Tribunal Federal em 2019.
Sou de Teófilo Otoni-MG, mas moro e estudo jornalismo em Belo Horizonte, na PUC Minas. Apaixonado pelo Flamengo, videogames, Samba, MPB e sou ex-tenista.