Os estaduais fazem parte de uma cultura centenária do futebol brasileiro. Apesar de ter perdido o apreço nas últimas décadas, os campeonatos regionais seguem sendo úteis aos clubes. Geralmente, é a primeira competição oficial disputada pelos times no ano. Por isso, servem como uma espécie de aquecimento para a temporada. Mas a CBF quer fazer mudanças significativas nesses estaduais.
A ideia da Confederação Brasileira de Futebol é diminuir os jogos dos campeonatos estaduais a partir de 2026. Isso acontece porque a CBF teve dificuldades em fechar o calendário desse ano. A fim de evitar o mesmo problema, o presidente Ednaldo Rodrigues entende que essa redução é uma opção.
Leia mais: CBF tenta responsabilizar Flamengo por confusão no Maracanã
Essa mudança só pode acontecer em três anos por conta dos contratos de transmissão com as emissoras. Nesta terça-feira (22), o jornalista Danilo Lavieri revelou o posicionamento das federações quanto a essa proposta. A FERJ se mostrou contrária a uma redução no Campeonato Carioca.
O presidente da FERJ, Rubens Lopes, desacredita que Ednaldo Rodrigues queira aplicar essa mudança. “Não acredito que a proposta venha do presidente. Porque seria uma apostasia de tudo que já me foi dito e propagado até então”. Ao mesmo tempo, Rubens diz que reduzir os estaduais é um “verdadeiro genocídio ao futebol”.
A federação de São Paulo, a FPF, também repudia uma redução no futuro. Lavieri apurou que as diretorias dos clubes são favoráveis a manter o Paulistão no formato atual. Ou seja, não concordam com a tentativa da CBF de reduzir o campeonato.
Isso significa que Ednaldo Rodrigues terá sérios problemas em aprovar essa mudança. A FERJ e a FPF, que organizam os principais estaduais do Brasil, prometem não ceder a essa proposta da Confederação.
Flamengo já sabe onde fará sua estreia no Campeonato Carioca 2024
Com o Campeonato Carioca arriscando ser reduzido, o Flamengo se programa para a próxima temporada. A diretoria já bateu o martelo onde o Rubro-Negro irá estrear em 2024. E a escolha do Flamengo surpreendeu. O Mangueirão, em Belém do Pará, recebe o primeiro jogo oficial do Mais Querido no ano que vem.
A data de estreia também está definida: 31 de janeiro. Porém, como a FERJ não divulgou o calendário do Cariocão, o adversário para o jogo ainda é um mistério.
O Flamengo não vence o estadual há duas temporadas. Chegou nas finais de 2022 e 2023, mas perdeu para o Fluminense em ambas às vezes. Os vices consecutivos pode motivar o Rubro-Negro a fazer diferente e tentar iniciar o ano de 2024 com pé direito.