A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), responsável por organizar o Campeonato Carioca e representar (em tese) os interesses dos clubes do estado, emitiu uma nota contundente criticando a qualidade da arbitragem no futebol brasileiro. A manifestação ocorre em um momento de grande insatisfação dos clubes e torcedores, que têm se sentido prejudicados por decisões equivocadas dentro de campo.
Na nota, a Ferj não poupou palavras ao apontar que os erros de arbitragem se tornaram recorrentes e comprometem a credibilidade das competições. O documento questiona a formação, treinamento e seleção dos árbitros, destacando a “vulnerabilidade, fragilidade ou imperfeição” do sistema atual.
➕ Flamengo x Palmeiras: CBF escala o árbitro Wilton Pereira Sampaio
Segundo a entidade carioca, esses problemas são “motivo de chacotas” e estão “fazendo crescer o descrédito, a dúvida, a incerteza da competência” no futebol brasileiro.
A federação também destacou a falta de apoio e sensibilidade da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em relação às críticas feitas por diversos clubes. Em uma passagem da nota, a Ferj afirma que “os clubes não podem ficar de fora” das discussões para melhorar a arbitragem, e que o sistema atual está à beira do colapso, comparando a situação a um “paciente ‘arbitragem’ no CTI, à beira da morte”.
Polêmicas na arbitragem de Flamengo x Palmeiras nas oitavas de final
A nota da Ferj surge logo após a polêmica envolvendo a arbitragem nos confrontos entre Flamengo e Palmeiras pelas oitavas de final da Copa do Brasil. No primeiro jogo, realizado no Maracanã em 31 de julho, o meia palmeirense Raphael Veiga acertou o tornozelo de Erick Pulgar e recebeu apenas um cartão amarelo do árbitro Braulio da Silva Machado.
A decisão gerou muitos questionamentos do Flamengo e sua enorme torcida. Comentaristas de arbitragem também consideraram, em sua maioria, que o lance era para expulsão.
Na segunda partida, disputada em 7 de agosto no Allianz Parque, o Rubro-Negro garantiu a classificação para a próxima fase apesar da derrota por 1 a 0. Esse jogo, porém, foi marcado por novos erros de arbitragem.
Lances envolvendo Gerson, que foi derrubado na área, e Pedro, que teve um pênalti não marcado após a bola tocar no braço de Murilo, levantaram dúvidas sobre a atuação do árbitro Anderson Daronco e sua equipe.
Além dessas duas, o Flamengo tem recorrentemente ficado na bronca contra erros graves de arbitragem nos seus jogos.