FERJ define critérios de arbitragem para semifinais do Cariocão após reunião
Com a última rodada da fase de grupos do Cariocão, ou seja, a Taça Guanabara acontecendo neste final de semana, a FERJ se reuniu com representantes de Flamengo, Vasco, Botafogo e Fluminense, primeiros quatro colocados, para discutir sobre os critérios de escolha da arbitragem para as semifinais da competição na manhã desta sexta-feira (11).
LEIA MAIS: Flamengo bate o Burgos e é bicampeão mundial de basquete
O presidente Rodolfo Landim foi quem representou o Flamengo na reunião. Pelo lado do Fluminense, Mário Bittencourt e Marcelo Penha, pelo Vasco, Carlos Osório, e pelo Botafogo, Durcésio Melo. Eles foram recebidos por Rubens Lopes, presidente da FERJ. Ficou definido que as duas semifinais terão arbitragem de vídeo fixa. Ou seja, serão os mesmos árbitros operando o VAR nos dois confrontos.
No entanto, os nomes ainda não foram definidos, e serão decididos por sorteio, o que vai acontecer na próxima segunda-feira (14). Os nomes colocados no sorteio são os de Rodrigo Nunes de Sá, Carlos Eduardo Nunes Braga, Pathrice Maia e Rodrigo Carvalhaes.
Acontecerá o mesmo esquema para a arbitragem de campo, que vai contar com Alex Stefano, Felipe Gonçalves, Graziani Maciel Rocha, Paulo Renato e Rafael Martins de Sá no sorteio. Um dos nomes vai ficar de fora das partidas.
Rodolfo Landim gostou do processo da reunião com a FERJ e da forma como será escolhida a arbitragem
Ao fim da reunião, o presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, falou com a assessoria da FERJ, que publicou aspas dele e dos representantes das outras equipes na nota sobre a reunião. Para Landim, a reunião foi excelente, e ele exaltou o clima de harmonia entre os mandatários.
“Excelente, cordial (a reunião). Discutimos critério de seleção de árbitros. Isso foi muito bacana por que correu em clima de harmonia e consenso”, explicou Landim.
Ele não foi o único a dar declarações. O presidente do Fluminense disse que acha importante ver os quatro times juntos, discutindo de forma amistosa e conjunta como dar prosseguimento na competição.
“É muito importante ter os quatro grandes sentados à mesa. Sem imposição. Discutimos critérios e vamos para os jogos”, disse Mário Bittencourt.
Carlos Osório, representante do Vasco, acrescentou que foi importante dialogar diretamente com a FERJ juntamente dos outros clubes que disputarão as semifinais.
“Foi importante o diálogo direto da FERJ com os quatro grandes clubes para definir as datas e critérios para escala da arbitragem das semifinais e finais do Campeonato Carioca. Houve uma convergência para o consenso que é importante”, afirmou.
Já Durcésio Melo, representante botafoguense, também ressaltou a importância de ter os quatro juntos.
“Foi tudo ótimo. Muito bom ter os quatro clubes grandes juntos”, completou.