Nesta quarta-feira (25), a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) anunciou uma mudança na utilização do VAR no Campeonato Carioca. Para as partidas que contarem com o Árbitro de Vídeo, o Departamento de Arbitragem definiu que o cronômetro será paralisado durante todas as intervenções.
A partir desta quarta-feira, o relógio será paralisado a cada vez em que o juiz for até a cabine do VAR para rever algum lance ou os árbitros de vídeo decidam analisar alguma jogada. Além disso, o árbitro será responsável por indicar a paralisação no momento em que for realizar a consulta. Desta forma, os acréscimos ao final de cada tempo serão decorrentes exclusivamente dos acontecimentos dentro de campo.
Leia também: Flamengo x Boavista: garanta seu ingresso para o último jogo antes do Mundial
A FERJ entende que a medida evitará polêmicas sobre o tempo de acréscimo nas partidas em função do uso do VAR. Além da mudança no cronômetro, o VAR do Carioca também sofrerá mudança na análise de impedimento. A mudança é nas linhas de impedimento. Diferentemente das anteriores, as novas linhas são mais grossas. A decisão tende a favorecer os atacantes.
Vale lembrar que o Árbitro de Vídeo ainda não estrou no Carioca. Isso porque o VAR só estará disponível em clássicos, nas semifinais e na final do torneio. Dessa forma, a primeira utilização da tecnologia será no clássico entre Fluminense e Botafogo, neste domingo (29). O primeiro jogo do Flamengo com VAR será contra o mesmo Botafogo, no fim de fevereiro.
Flamengo e Fluminense autorizam Vasco x Botafogo no Maracanã
Nesta quarta-feira (25), o Consórcio Maracanã, administrado por Flamengo e Fluminense, concedeu autorização para a partida entre Vasco e Botafogo acontecer no estádio. Válido pela terceira rodada do Campeonato Carioca, a partida acontecerá no dia 16 de fevereiro.
A diretoria vascaína estava esperançosa que Flamengo e Fluminense aceitariam o pedido do clube. Isso porque não há jogos dos clubes nesta data. O Flamengo enfrenta Volta Redonda e Resende nos dias 15 e 18 de fevereiro, contudo, o clube é visitante nas partidas. Já o Fluminense enfrenta o próprio Vasco no dia 12, em seguida, só retorna aos gramados no dia 25 de fevereiro.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.