Filipe Luís se despediu do Maracanã neste domingo (3) e concedeu uma coletiva após a vitória sobre o Cuiabá. O ídolo rubro-negro afirmou que deseja se tornar treinador em breve e já precisou comentar a primeira polêmica: os 42 dias de férias do Flamengo antes da temporada de 2023 e a relação com os resultados ruins da temporada.
O Flamengo saiu de férias no dia 14 de novembro e retornou às atividades no dia 26 de dezembro. O longo período foi apontado pelos torcedores como motivo para o péssimo desempenho em campo na temporada, principalmente no Mundial. Para Filipe Luís, no entanto, não há nenhuma relação e ele argumenta comparando com o futebol europeu.
Leia mais: Gabigol termina semestre com péssimo aproveitamento no RJ
“Sobre as férias é o seguinte: falo por experiência própria, voltei da Copa do Mundo em 2018, em duas semanas a gente tinha a final da Supercopa da Europa contra o Real Madrid. O Lucas Hernández e o Griezmann tiveram três dias de treinamento e jogaram. Então o tempo de férias às vezes não quer dizer nada. Mas o que você faz nas férias? Dá para treinar nas férias. Agora a pré-temporada europeia virou comércio. Hoje eles não são exemplos. O Real Madrid, o Manchester, vão para os Estados Unidos, ficam lá e fazem seis, oito jogos lá, não treinam direito e fazem viagens dos Estados Unidos, para a China”, disse.
Filipe acredita que o tempo de preparação do Fla poder ter sido maior caso Vitor Pereira pudesse treinar o time ainda em 2022, mas o português estava sob contrato com o Corinthians. Por outro lado, revelou que nunca havia feito uma pré-temporada de um mês em toda sua carreira como foi no Rubro-Negro.
“Então assim, o clube tem a possibilidade de treinar? Ótimo, vamos treinar. É importante, concordo contigo. Nossa apresentação foi dia 26 de dezembro e até o Mundial, se não me engano, foi um mês. Eu nunca fiz uma pré-temporada de um mês na Europa. A maior pré-temporada – aquelas de correr e tal – foi de duas semanas. Porque depois você tem que jogar. Eu não culpo em nada. O Vitor Pereira não estava aqui. Só podia se apresentar em janeiro e não podia dar treino, então não culpo em nada (as férias). “
Filipe Luís culpa jogadores e comissão técnica por fracasso do Flamengo no Mundial
Filipe Luís garantiu que a parte física não foi problema para o Flamengo no Mundial e responsabilizou jogadores e a comissão técnica de Vitor Pereira. O atleta entende que o treinador tinha uma missão difícil, principalmente após a perda da Supercopa, e valorizou o aprendizado com situação.
“A culpa é nossa do que aconteceu. Dos jogadores, da comissão técnica, do Vitor Pereira, de cada um que entrou em campo… A culpa não pode ser física. Agora temos que entender: um treinador novo, que estava no Corinthians, chega aqui e tem quatro finais… Ele deu azar já na primeira, aí o grupo já sente, tem que recuperar um grupo que perdeu uma final. O que acontece na Europa? Você começa a jogar e no final da temporada você disputa a final. O cara começar com quatro finais foi interessante para aprender mesmo. Eu aprendi muita coisa com os treinadores que passaram aqui. Mas, minha opinião como jogador, nada a ver com o tempo de treinamento que a gente teve”, finalizou.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.